Jorge Bonito (CIDTFF & CIEP), Maria Aurora Boné & Maria João Loureiro (CIDTFF) | Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía, pp. 1030-1045
Resumo:
Perante uma paragem cardiorrespiratória extra-hospitalar (PCREH), a reanimação cardiopulmonar (RCP) executada por bystanders revela maior eficácia do que qualquer outra intervenção terapêutica. O treino de alta qualidade de bystanders em RCP é, atualmente, recomendado a nível global, em função da confiança e da proficiência que promove na atuação em PCREH. Em Portugal, no ano letivo de 2015-2016, é iniciado o ensino do suporte básico de vida (SBV) na disciplina Ciências Naturais do 9.º ano de escolaridade, uma inovação que surge na senda das indicações emanadas pelo Conselho Europeu de Ressuscitação. O estudo que se apresenta objetivou conhecer os fatores que contribuem para a intervenção em PCREH. Trata-se de um estudo de natureza descritiva, transversal e analítica, do tipo survey. Desenvolveu-se com uma amostra representativa de 1215 alunos do 10.º ano à qual foi aplicado um questionário original. Os resultados revelam que a motivação destes alunos para intervir é elevada. Verifica-se que o sexo masculino apresenta maior motivação para intervir. Os alunos estão sensíveis ao tema e interessados e disponíveis para aprender. Reconhecem a importância da temática e a sua pertinência social. A motivação para intervir varia na razão direta das perceções dos alunos sobre a sua formação prática recebida e das perceções sobre a aquisição de competências e, na razão inversa dos conhecimentos teóricos. Conclui-se que é necessário investir no aumento de competências dos alunos, em SBV, para que estes se sintam motivados e confiantes para intervir perante uma PCREH.
Palavras-chave: Suporte básico de vida, motivação para intervir, ensino básico, bystander.
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Referência:
Bonito, J., Boné, M., & Loureiro, M. J. (2023). Suporte básico de vida no 9.º ano: da motivação dos alunos para intervir na comunidade. In M. Peralbo, A. Risso, A. Barca, B. Duarte, L. Almeida, J. C. Brenlla, & A. C. Santos (Eds.), Actas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogía (pp. 1030-1045). Universidad da Coruña. https://doi.org/10.17979/spudc.000026.