Ana Isabel Andrade, Betina Lopes & Leonor Santos (orgs.) | UA Editora
Já se encontra disponível em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro (RIA) o livro “Abordagens didáticas no ensino secundário de São Tomé e Príncipe: reflexões a partir de contextos de formação contínua de professores“, organizado pelas investigadoras do CIDTFF Ana Isabel Andrade, Betina Lopes & Leonor Santos.
Excerto da introdução:
Esta publicação surge no âmbito do Programa de Apoio Integrado ao Setor Educativo de São Tomé e Príncipe (PAISE-STP) mais concretamente da atividade “Atualização da componente de formação em didática” ao nível da formação de professores do ensino secundário (da 7.ª à 12.ª classe) em STP.
Partindo do trabalho realizado em contexto de Cooperação para o Desenvolvimento e partilhando experiências educativas, que permitem refletir sobre teorias e práticas que constroem a didática de diferentes disciplinas (Ciências Naturais/Biologia, Inglês, Matemática e Português) com vista à promoção do conhecimento profissional docente, os vários capítulos desta obra centram-se no trabalho desenvolvido em ações de formação contínua realizadas em STP, entre 2020 e 2022, com a intenção de contribuírem para a consolidação da formação pedagógico-didática dos docentes são-tomenses.
A publicação destina-se a responsáveis institucionais no domínio da Educação e da Formação (inicial, contínua e em exercício) de professores em STP, a formadores e a docentes de diferentes níveis de ensino, e tem como principais objetivos:
– partilhar práticas didáticas em diferentes áreas (ensino de Ciências Naturais/Biologia, Inglês, Matemática e Português) no quadro do contexto educativo de STP;
– divulgar percursos de construção de conhecimento didático realizados no âmbito de atividades de formação de professores são-tomenses;
– contribuir para a formação de professores da 7.ª à 12.ª classes no que concerne ao conhecimento didático no quadro do ensino de diferentes disciplinas.
– – – – –
Referência:
Andrade, A. I., Lopes, B., & Santos, L. (2023). Abordagens didáticas no ensino secundário de São Tomé e Príncipe: reflexões a partir de contextos de formação contínua de professores. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/hr54-8z81