Investigadores CIDTFF marcaram presença no XX Encontro Nacional de Educação em Ciências / VI International Seminar of Science Education, que teve lugar na Universidade da Beira Interior (UBI) de 18 a 20 de janeiro de 2024. Convidamos a conhecer os seus contributos.

Rui M. Vieira (CIDTFF, DEP, UA) dinamizou a sessão plenária “Pensamento Crítico na Educação: Estratégias para a sua Promoção desde o Ensino Básico ao Ensino Superior” no dia 18 de janeiro, e, no mesmo dia, a mesa redonda “A Ciência Cidadã. História e epistemologia a partir das Ciências” contou com Fátima Paixão (CIDTFF, Escola Superior de Educação de Castelo Branco) entre os convidados.

As Sessões Paralelas de Comunicação Oral de dia 18 contaram com os seguintes contributos da coautoria de investigadores do CIDTFF:

  • “Promover a criatividade em contexto educativo formal e não-formal em alunos do 2.º CEB” por Gonçalo Santos (apresentou) & Rui Marques Vieira (CIDTFF, apresentou)
  • “A Educação STEM em Química: uma abordagem colaborativa para a realização de atividades laboratoriais à distância” por José Luís Araújo (CIDTFF, apresentou) & Carla Morais
  • “O Pensamento Crítico na Educação em Matemática e Ciências: Conceções de Professores Portugueses do 1.º e 2.º CEB” por Nuno Miguel Ferreira de Sousa & Rui Marques Vieira (CIDTFF)
  • “Ensino experimental das ciências: articulação entre a formação inicial de professores e a prática educativa no 2.º ciclo do ensino básico”, por Filomena Teixeira (CIDTFF, apresentou), Dulce Vaz (CIDTFF), Beatriz Guiomar, Diana Dias, Isa Jesus, Maria Santos, Vanessa Mateus & Yelitza Freitas

As sessões paralelas de comunicações de dia 19 de janeiro contaram com:

  • “Relações de género e sexualidade na Educação: perceções de estudantes de cursos de formação de professores/as” por Marcus Pereira Junior (CIDTFF, apresentou), Filomena Teixeira (CIDTFF) & Ana Valente Rodrigues (CIDTFF)
  • “Contributos da Didática das Ciências para a (re)construção de conceções e práticas: Um estudo na formação inicial de professores do Ensino Básico” por Mónica Seabra (CIDTFF, apresentou) & Rui Marques Vieira (CIDTFF)
  • “Avaliação do trabalho prático na educação em ciências: evidências subtraídas a uma revisão sistemática da literatura” por Hugo Oliveira & Jorge Bonito (CIDTFF)
  • “A interdisciplinaridade entre a didática das Ciências da Natureza e a didática da Matemática na licenciatura em Educação Básica” por Dulce Vaz (CIDTFF, apresentou) & Catarina Cruz
  • “Avaliação do programa de ensino experimental das ciências para o 1.º CEB” por Patrícia Christine Silva (CIDTFF, apresentou) & Ana Valente Rodrigues (CIDTFF)
  • “A app EduCITY com sensores ambientais com vista a educação ambiental” por Diogo Figueiredo (bolseiro EduCITY, apresentou), Rita Rodrigues (CIDTFF), Lúcia Pombo (CIDTFF), Myriam Lopes, Sónia Rodrigues & Manuel Santos (CIDTFF)
  • “O PowToon como estratégia didática em Física no ensino secundário: uma análise sob a perspetiva de género” Ana Maia Fernandes, José Luís Araújo (CIDTFF) & Sandra Soares
  • “Funbot – descobrir o jardim botânico da Universidade de Coimbra” por Ana Cristina Figueiredo (apresentou), Joana Cabral-Oliveira, M. Teresa Girão da Cruz, Betina Lopes (CIDTFF) & Isabel Abrantes
  • “O projeto NEXT-LAB e a plataforma GRAASP no ensino e aprendizagem sobre mecânica para o 1.º CEB na licenciatura em Educação Básica” por Dulce Vaz (CIDTFF, apresentou), Ana Valente Rodrigues (CIDTFF) & Filomena Teixeira (CIDTFF)
  • “Competências-chave e componentes de ação na educação para o desenvolvimento sustentável” Susana Silveira (CIDTFF, apresentou)
  • “A banda desenhada como recurso didático em contexto de educação não-formal em ciências: um estudo prático” por Marina Mota (CIDTFF, apresentou), Cristina Manuela Sá (CIDTFF) & Cecília Guerra (CIDTFF)
  • “Educação para o Desenvolvimento Sustentável promotora do pensamento crítico e criativo: revisão de estudos no Ensino Básico em Portugal” por Diana Assunção & Rui Marques Vieira (CIDTFF, apresentou)

No dia 20 de janeiro, Isabel P. Martins (CIDTFF, DEP, UA) dinamizou a sessão plenária “Educar em Ciência e educar para a Ciência – um mito ou um objetivo?”; e J. Bernardino Lopes (CIDTFF, UTAD) foi um dos convidados da mesa-redonda “Tecnologias Educativas para a Ciência e para a Cidadania”.

O CIDTFF teve lugar de destaque com representação em duas das três Conferências Plenárias e em duas das três Mesas-Redondas apresentadas.

Esteve também exposto, durante os três dias do evento, o poster “A biodiversidade na cidade de Aveiro: Uma sequência didática em Biologia do 10.º ano de escolaridade” de Cecília Guerra (CIDTFF), Bruno Pereira, Filipa Pessoa & Margarida Patronilho. Este poster recebeu o primeiro Prémio, de entre os 23 posters aceites e apresentados, através de avaliação independente de Júri constituído para o efeito.

Subordinado ao tema “Educar em ciência com e para a cidadania”, o encontro organizado pela FCUBI (Faculdade de Ciências da UBI) e pela APEduC (Associação Portuguesa de Educação em Ciências) pretendeu reunir a comunidade de especialistas na área da Educação, incluindo docentes do Ensino Básico ao Superior, investigadores e estudantes das diversas áreas das Ciências, numa partilha interdisciplinar de ideias.

José Luís Araújo integrou a comissão organizadora do evento, e os investigadores do CIDTFF Ana V. Rodrigues, Antonio Mateos, J. Bernardino Lopes, Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge, Filomena Teixeira (Escola Superior de Educação de Coimbra) e Rui M. Vieira fizeram parte da comissão científica. Estiveram ainda presentes na Comissão Científica Honorária os investigadores do CIDTFF António Cachapuz e Isabel Martins.

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