Em fevereiro 2024 vai iniciar o projeto CURIOSOIL – Awakening Soil Curiosity to catalyse Soil Literacy financiado no âmbito do programa Horizon Europe, com coordenação de Sónia Rodrigues (DAO / CESAM) e co-coordenação de Lúcia Pombo (DEP / CIDTFF).

O projeto CURIOSOIL visa a compreensão de como desencadear a curiosidade sobre o solo, criar ligações entre as pessoas e o solo, assim como promover a educação do solo de forma transversal na sociedade no sentido de incentivar uma maior perceção do valor do solo e da sua utilização sustentável.

Nos quatro anos de duração do projeto, o consórcio de 14 parceiros internacionais prevê desenvolver um “Kit de Curiosidade do Solo” com experiências multissensoriais e co-criar um conjunto de produtos educativos, materiais didáticos e programas de formação de professores que serão utilizados voluntariamente em diversos níveis de escolaridade a nível europeu. Este projeto ambiciona promover a literacia do solo e assim contribuir para um dos oito objetivos específicos da Missão Solo.

O início das atividades assinala-se com uma reunião online com todos os parceiros do consórcio, onde se vai recordar os diversos Work Packages e planear a reunião de arranque presencial que irá decorrer na Universidade de Aveiro, entre 19 e 21 de fevereiro de 2024.

No dia 19 de fevereiro decorrerá no Auditório da Fábrica uma sessão pública de apresentação do projeto, aberta a todos os membros da comunidade. Em breve, iremos partilhar a Agenda da sessão pública do dia 19 de fevereiro assim como mais informações sobre este projeto, proporcionando uma visão mais completa e detalhada do CURIOSOIL. Fique atento!

Por agora, pode saber mais no website e redes sociais do projeto:

Com financiamento global perto de 6 milhões de euros, o projeto CURIOSOIL é coordenado por Sónia Rodrigues (DAO/CESAM), co-coordenado por Lúcia Pombo (DEP/CIDTFF) e integra ainda Margarida M. Marques (DEP/CIDTFF) como membro do projeto.

Os parceiros do consórcio incluem ainda: GEDU – Gaia Education Europe AISBL (BE); REVOLVE – REVOLVE (ES); FVO – Fakulteta Za Varstvo Okolja (SI);  WU – Wageningen University (NL); UNIPA – Universita Degli Studi di Palermo (IT); ECOLISE – Reseau Europeen pour des Initiatives Communautaires sur les Changements Climatiques et le Developpement Durable (BE); ESCI – European Science Communication Institute (ESCI) GGMBH (DE); ESHA – European School Heads Association (NL); ISRIC – Stichting International Soil Reference and Information Centre (NL); BOKU – University of Natural Resources and Life Sciences (AT); NIBIO – Norwegian Institute of Bioeconomy Research (NO); UICN – Union Internationale pour la Conservation de la Nature et de ses Ressources (CH); ZHdK- ICST – Zurich University of the Arts – Institute for Computer Music and Sound Technology (CH).