No passado dia 26 de janeiro de 2024, a investigadora Margarida Pinheiro (CIDTFF, ISCA-UA) esteve presente em Bruxelas, em representação da Universidade de Aveiro, no Kick-off Meeting do projeto Erasmus+ SELF – Solo-entrepreneurship in Postpandemic Europe, liderado pela Universidade de Málaga (Espanha) e que conta com a Universidade de Aveiro entre os parceiros.

O projeto enquadra-se na k-action – 2 KA220-HED – Cooperation partnerships in higher education, contando com 7 organizações participantes de 5 países (Portugal, Espanha, Itália, Bélgica e Eslováquia).

SELF tem por missão apoiar as competências empreendedoras dos estudantes do ensino superior, através do conceito inovador de “SOLOPRENEURSHIP”.

De acordo com a Comissão Europeia e a lógica do Quadro Europeu de Competências de Empreendedorismo “EntreComp”, na sociedade em mudança em que vivemos atualmente, é essencial que todos tenham a capacidade de agir de acordo com as suas ideias e as oportunidades no seu ambiente, adotando uma atitude empreendedora. No entanto, nos últimos anos, ocorreram grandes mudanças em torno do empreendedorismo e das formas de trabalhar. Em particular, durante e após a era COVID-19, a taxa de empresas com um único funcionário, conhecida como solopreneurship, acelerou.

Considerando o solopreneurship como um caminho altamente válido para os estudantes do ensino superior fazerem a transição do mundo da educação para o mundo do trabalho, o projeto SELF toma como prioridades: (1) apoiar a inovação e o desenvolvimento de competências empreendedoras dos alunos do Ensino Superior; (2) incentivar práticas de aprendizagem e ensino inovadoras; e (3) trabalhar a transformação digital no ensino superior.

A Universidade de Aveiro (UA), enquanto parceira do SELF, assume diferentes responsabilidades, nomeadamente o desenvolvimento de currículos, a formação e o desenvolvimento de recursos subjacentes ao empreendedorismo individual e ao autoemprego.

Convidamos a visitar a página do projeto, já disponível em: https://solobiz.eu/project.php?lang=EN

ver mais | reunião de pré-lançamento