Jéssica Henriques, Madalena Teixeira (CIDTFF) & Cristina Novo | As vozes da língua portuguesa em seus contextos – encontros e diálogos interculturais, pp. 591-628

Resumo:

Este estudo pretende contribuir para responder à seguinte questão: – Como pode a tecnologia contribuir para a aprendizagem do português, por falantes chineses? e os objetivos definidos são: i) identificar o domínio que apresenta maiores fragilidades; ii) identificar as aprendizagens a atingir no nível de proficiência A2, considerando o Referencial de Português Língua Estrangeira (Camões, 2017); iii) construir um protótipo de uma ferramenta digital; iii) testar o protótipo da ferramenta digital construída; iv) analisar os resultados obtidos.

A metodologia deste estudo é qualitativa, destacando-se como pesquisa exploratória, envolvendo averiguação na prática profissional. A abordagem exploratória facilita a investigação preliminar, orientando a formulação de hipóteses e objetivos. Além disso, permite a solução de problemas em áreas pouco conhecidas, podendo incorporar outras metodologias, como pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

O estudo de caso, adotado simultaneamente, é um mecanismo qualitativo para explorar fenómenos, observando unidades individuais, como alunos, escolas ou comunidades, para compreensão contextual. Desenvolvido no ambiente natural dos participantes, no meio educativo – escola do 2.º CEB -, os resultados mostram que estes alunos chineses melhoraram a sua aprendizagem do vocabulário relacionado com tempos livres, alimentação, profissões, casa, identificação e caracterização pessoal. No entanto, o protótipo construído ainda pode ser aperfeiçoado de modo a abranger mais casos e a identificar desvios na articulação dos sons, visando uma integração mais efetivadestes (e de outros) alunos na sociedade e práticas sociais.

Referência:
Henriques, J., Teixeira, M., & Novo, C. (2023). Para uma didática do português para falantes chineses – o contributo de um protótipo de uma ferramenta tecnológica. In C. Gaspar, S. Santos e J. Zhang (orgs.), As vozes da língua portuguesa em seus contextos – encontros e diálogos interculturais (pp. 591-628). Pontes Editores. https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/linguistica-aplicada/as-vozes-da-lingua-portuguesa-em-seus-contextos/