De 1 a 4 de fevereiro de 2024, as investigadoras Maria Helena Araújo e Sá, Andrea Alves Ulhoa e Carolina Lourenço-Simões (CIDTFF, DEP, UA) participaram no “Congreso Internacional Transversal de Estudios sobre la Raya 2024” (CITER 2024), na Universidad de Salamanca.

A primeira comunicação, intitulada “Interações docentes transfronteiriças nas raias entre Portugal e Espanha: Uma experiência de formação contínua a partir do Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais de Fronteira (PEBIF)” (Andrea Alves Ulhoa & Maria Helena Araújo e Sá) pretendia analisar, numa dimensão relacional, interações entre os docentes no contexto de formação contínua da 1.ª edição do PEBIF.

A segunda comunicação, denominada “Interculturalidade (s)em fronteira(s): hermenêutica do conceito em projetos colaborativos de aprendizagem desenvolvidos na Raia luso-espanhola” (Carolina Lourenço-Simões, Maria Helena Araújo e Sá & María Matesanz del Barrio), visava analisar perspetivas teóricas e hermenêuticas do conceito de interculturalidade nos quatro projetos de aprendizagem construídos e implementados pelos professores do PEBIF em turmas do 1.º ao 6.º ano de escolaridade.

sobre o PEBIF