Xana Sá Pinto, investigadora do CIDTFF e presidente do EvoKE, foi entrevistada por Tiago Ramalho no artigo “A evolução de Darwin relegada para segundo plano nas escolas em Portugal (e na Europa)” publicado no Público no dia 5 de fevereiro de 2024.

O artigo, que dá também voz a professores, formadores de professores, biólogos evolutivos e comunicadores de ciência, mostra que todos estes atores concordam que a evolução é fundamental para compreender a Biologia e que o ensino da evolução em Portugal tem de mudar.

Destacamos ainda a menção ao artigo científico na “International Journal of Science Education” “Evolution in European and Israeli school curricula – a comparative analysis”, que divulgámos anteriormente, e que apresenta os resultados de uma análise comparativa sobre o modo como a Evolução é abordada em 19 Currículos Escolares a fim de estudar as diferenças no que respeita à inclusão de objectivos de aprendizagem que visem a compreensão da evolução.

Leia aqui o artigo online, ou na edição em papel de 5 de fevereiro de 2024 do Jornal Público.