Rui Neves (CIDTFF), Diana Morato & Arminda Capela | Conhecimento & Diversidade, 16(41)

Resumo:

O presente estudo centra-se na caraterização da perceção dos professores do 1º CEB sobre as Provas de Aferição em Educação Física realizadas no 2º ano de escolaridade na escola do 1º CEB. Os dados foram recolhidos através de um questionário respondido por 77 professores de várias zonas do país, com idades entre os 35 e os 65 anos de idade (47,32 ± 3,04 anos). Os dados foram tratados em termos de estatística descritiva (Ni, percentagens, médias e desvio-padrão). Os resultados indicam que os professores atribuem reduzida importância às provas, apesar de globalmente considerarem que os seus alunos se apresentam bem preparados para as realizar. De forma mais criteriosa entendem que os seus alunos obterão melhores resultados nas tarefas associadas ao bloco “Jogo Infantis”, seguido do “Deslocamento e Equilíbrios” e “Perícias e Manipulações”. Apesar da sua realização desde 2017 estas provas ainda não obtiveram a valorização pelos professores, o que nos deve refletir acerca das políticas e práticas desenvolvidas até aqui.

– – – – –

Neves, R., Morato, D., & Capela, A. (2024). Os professores do 1º CEB e as provas de aferição em educação física: importância, preparação e expectativas. Conhecimento & Diversidade, 16(41), 1-16. https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/conhecimento_diversidade/article/view/11363