Foi aprovado o Projeto “Desarrollo de la competencia STEM y la conciencia ambiental a través del aprendizaje basado en el juego y tecnologías emergentes” (STEMgame), coordenado pela Universidade de Granada (Espanha) e financiado pela Junta de Andalucía – Consejería de Universidad, Investigación e Innovación, que conta com a presença do investigador do CIDTFF Rui Marques Vieira.

O projeto, que iniciou no final de janeiro de 2024 e com fim previsto no final de dezembro de 2026, tem como principal objetivo obter evidências do efeito de experiências educativas com base na abordagem STEM e na aprendizagem baseada em jogos sobre a competência STEM dos alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário da Andaluzia (província de Granada).

Dada a sua natureza, envolverá uma equipa de investigadores e especialistas em Pedagogia, Didática e Organização Escolar, Métodos de Investigação e Diagnóstico em Educação, Didática das Ciências Experimentais, Didática da Matemática e Geofísica e Meteorologia, da Universidad de Granada (coordenação), Universidad de Valladolid, da Universidade de Aveiro, e da Universidad Autónoma de Chile.

O STEMgame será executado de acordo com três fases de trabalho: A primeira fase, de “preparação”, tem como objetivo construir e validar um quadro para definir, desenvolver e avaliar as competências STEM. A segunda fase, de “conceção, implementação e avaliação”, está orientada para a conceção de um jogo de vídeo e dos respectivos guiões didácticos baseados na abordagem STEM e na aprendizagem baseada em jogos, bem como para a sua implementação e avaliação. E na terceira fase, de “revisão”, as acções realizadas serão revistas e os avanços obtidos em cada uma delas serão integrados.

O papel do investigador será trazer uma dimensão internacional ao projeto, permitindo a transferência de conhecimentos para outros contextos ibero-americanos e facilitando oportunidades de formação para os membros do projeto.