Realizou-se no dia 9 de fevereiro de 2024, na Universidade de Aveiro, o Evento Regional da Direção-Geral da Educação (DGE) organizado pelos Centro de Competência TIC Softciências e ccTICua.

Sob o título “Transformação de Contextos com o Digital: Desafios e Oportunidades”, foi um dos 14 eventos regionais dinamizado no âmbito do Programa de Digitalização para a Escolas pela Direção-Geral da Educação em colaboração com os Centros de Competência TIC (CC TIC) e Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE).

Dirigido às Lideranças das Escolas e aos elementos das Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD) e contando com a participação de Embaixadores Digitais (ED), pretendeu fomentar a partilha e a construção de ações de caráter prático de desenvolvimento digital das escolas, no quadro do previsto no Plano de Transição Digital; promover a partilha de experiências e a criação de redes de apoio entre escolas; e acentuar o papel fundamental das ferramentas digitais na recuperação das aprendizagens dos alunos.

Teve como objetivos garantir a sustentabilidade do plano de transição digital; estimular a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas, envolvendo as redes DGE-CCTIC-CFAE-ED-EDD; dar visibilidade a práticas de referências das unidades orgânicas.

Constituiu-se como um fórum de reflexão e construção de uma escola inovadora, em que a tecnologia digital deve ser, simultaneamente, a ferramenta de inclusão e a ponte para um futuro melhor.

O ccTICua é coordenado por Isabel Cabrita, investigadora do CIDTFF, e integra também a equipa a investigadora do CIDTFF, Maria José Loureiro. Faz também parte da equipa do ccTICua a investigadora Susana Senos, que colabora na equipa de vários projetos do CIDTFF, nomeadamente o AILIT, o DiCE.Lang e o LoCALL.

ver mais