Fátima Pires & Cecília Guerra (CIDTFF) | Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 14(5), 1-20

Resumo:

A História, a Arte e a Química de monumentos metálicos na cidade de Oliveira do Bairro (Portugal) motivaram a investigação e o desenvolvimento da sequência didática – SD “CtoC – Chemistry to City” para a melhoria das aprendizagens de vinte alunos de Química do 12º ano de escolaridade. Numa abordagem de ensino inovadora, o Design Thinking, eles desenharam módulos de comunicação e educação explorando as relações entre a Ciência – Química, Tecnologia e Sociedade no meio local, contribuindo para a melhoria da literacia científica dos envolvidos. A análise do conteúdo das respostas dos alunos a um questionário (antes e após a implementação da SD) e a uma entrevista, e ainda dos registos da professora investigadora, evidencia o potencial da SD para a melhoria das aprendizagens dos alunos na compreensão da relação entre as propriedades dos metais e as ligações químicas, na pesquisa e comunicação, no pensamento crítico e criativo e no relacionamento interpessoal.

Palavras-chave: Ciências e Tecnologia e Sociedade, Comunicação e Educação em Ciência, Design Thinking, Metais e Ligas Metálicas, Percurso Científico

Referência:
Pires, F., & Guerra, C. (2023). Os metais na cidade de Oliveira do Bairro: uma sequência didática para o ensino secundário de Química. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 14(5), 1-20. https://doi.org/10.26843/rencima.v14n5a06