25 março 2024 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 25 de março de 2024, pelas 10h00, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Multimédia em Educação de Manuel Joaquim de Sousa Santos, com o título “O potencial da internet das coisas na promoção de uma cidadania participativa”.
Manuel Santos é orientado pelos investigadores do CIDTFF Vânia Carlos (Departamento de Educação e Psicolgia, Universidade de Aveiro) & António Moreira (Departamento de Educação e Psicolgia, Universidade de Aveiro).
– – – – –
Resumo:
Uma visão ideal da educação destaca as escolas como espaços vitais para desenvolver as capacidades e os conhecimentos necessário para o exercício de uma cidadania democrática, concentrando-se, não apenas na construção de capital humano, mas numa educação como um bem público que visa formar cidadãos críticos, informados e ativamente envolvidos, que é o cerne desta pesquisa, indo para além da mera transmissão de conhecimentos e incluindo valores de responsabilidade social, ética e pública, ancorando-se, por exemplo, na promoção de questões comunitárias.
O objetivo central deste estudo passa por compreender a expressão da cidadania ativa no contexto educativo e como pode ser mais eficazmente incentivada com a integração de estratégias de ciência cidadã (CC) potenciadas por tecnologias emergentes como a Internet das Coisas (IoT).
Este estudo foi implementado no âmbito de uma abordagem metodológica Design-Based Research, e visa trazer evidências acerca da eficácia da implementação de estratégias pedagógicas de CC, com o suporte da IoT, coconstruídas entre os intervenientes do processo educativo, na promoção de uma cidadania participativa dos alunos.
O estudo foi implementado nos anos letivos 2019/2020 e 2021/2022 e envolveu, no primeiro ano letivo, 49 professores, 18 professores formandos, 628 alunos, a Diretora do Agrupamento, o Presidente da Associação de Pais do Agrupamento e o Presidente da Junta de Freguesia onde está sediado o Agrupamento. No segundo ano letivo estiveram diretamente envolvidos 4 professores e 97 alunos. A recolha de dados implicou o recurso a métodos mistos de análise de dados, mais concretamente, estatística descritiva e inferencial e a análise de conteúdo, através de técnicas e instrumentos diversificados, nomeadamente, entrevistas, questionários, grelhas de registo de aulas e relatórios reflexivos dos docentes.
De acordo com os resultados obtidos, concluiu-se que a implementação em contexto educativo de estratégias de CC, com suporte da IoT, tendo por base a recolha de dados do contexto real a partir de sensores, contribui para a promoção da cidadania participativa nos alunos, tendo-se registado também inovação nas práticas dos docentes, assim como a melhoria da articulação dos projetos educativos municipais e de escola.
Palavras-chave: internet das coisas, cidadania participativa, ciência cidadã, smart school lab, cocriação