27 fevereiro, 2024 | 10h00 | Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro

Realizam-se no dia 27 de fevereiro de 2024, pelas 10h00, na Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação de Maria Alexandra Ataíde Rodrigues Pereira, com o título “A Resolução Colaborativa de Problemas na Escola por Professores: Da criação de um programa à avaliação do impacto”.

Alexandra Ataíde é orientada por Anabela Pereira (CIDTFF, Departamento de Psicologia, Universidade de Évora) e Feliciano Veiga (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa).

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Abstract:

Em Portugal, os professores, que são os líderes na educação, têm enfrentado desafios significativos tais como a elevada burocracia, a sobrecarga de trabalho, as condições de trabalho instáveis, a falta de reconhecimento, a baixa participação dos professores na tomada de decisão e a reduzida cultura colaborativa, a desmotivação, e a exaustão mental e física. Esses desafios têm afetado profundamente as comunidades educativas – professores, alunos e outros atores – e a literatura destaca os professores como uma prioridade máxima para a ação nas escolas e uma responsabilidade política.

O problema de investigação consistiu em determinar se a implementação de processos de resolução colaborativa de problemas (RCP) com professores pode potencializar o desenvolvimento das competências transversais daqueles para, juntos, resolverem problemas complexos na escola. Deste modo, o objetivo deste estudo foi analisar, compreender e avaliar um programa de RCP experienciado pelos professores e o impacto deste nas competências transversais para a resolução de problemas complexos na escola. Neste sentido, foi criado, implementado e avaliado um programa de RCP com educadores designado Ground_up.

Situado dentro do paradigma socio-crítico, este estudo seguiu a metodologia da investigação-ação, pois está orientado para a transformação social e a resolução de problemas reais e práticos no contexto educativo. Definido como um estudo de método misto, foram aplicados métodos qualitativos e quantitativos na recolha, análise e tratamento dos dados. A investigação compreendeu cinco estudos com amostra total de 72 participantes (professores de escolas públicas) e estudos prévios relacionados com instrumentos de avaliação e validação. O estudo principal, um estudo longitudinal quasi-experimental (grupo experimental e grupo controlo) e o impacto do programa foram avaliados nas etapas de pré, pós e follow-up de nove meses do programa de intervenção. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas via email com os participantes no final de cada intervenção e novamente dois a três anos depois, sendo as narrativas avaliadas por meio do método de análise de conteúdo.

Os resultados apontam para efeitos e mudanças significativas ativadas pelos processos de RCP no desenvolvimento das competências transversais dos professores para resolverem juntos problemas complexos na escola. Quanto à análise qualitativa dos dados dos cinco estudos, as principais mudanças foram no desenvolvimento de competências, perceções e crenças, autodesenvolvimento e práticas de ensino. Especificamente no que diz respeito ao desenvolvimento de competências, tanto na avaliação de curto e longo prazo, o impacto positivo foi principalmente na resolução de problemas, colaboração, mentalidade de crescimento e abertura à novidade. Os estudos revelaram igualmente que os fatores motivadores para a participação num processo de RCP estão relacionados com o conteúdo e as metodologias ativas que facilitaram uma cultura colaborativa. Considerando a análise quantitativa dos dados do estudo central, houve quatro resultados principais no grupo experimental: 1) nenhuma mudança significativa na autoeficácia, assertividade, apoio social, trabalho em equipa, abertura à novidade, resiliência e desenvolvimento emocional, e comunicação; 2) ausência de alterações significativas no pensamento crítico, embora com uma ligeira diminuição ao longo do tempo; 3) diminuição significativa na autorrealização percebida, na colaboração e no espírito de equipa, na aprendizagem e na mentalidade de crescimento e na resolução colaborativa de problemas, entre as fases pós e follow-up; 4) mudanças significativas de melhoria na responsabilidade social e participação, e no pensamento criativo ao longo do tempo.

Em suma, apesar de resultados distintos entre os estudos qualitativos e quantitativos, a triangulação dos dados revelou um considerável potencial do programa para o desenvolvimento de competências de RCP nos professores, permitindo-lhes enfrentar eficazmente desafios complexos em comunidades educativas e orientar os alunos no campo crucial da resolução colaborativa de problemas. Uma abordagem mais sistémica é necessária para promover culturas colaborativas sustentáveis, para aumentar o envolvimento dos professores na tomada de decisão e para capacitá-los, a eles e aos demais agentes educativos, nos processos de RCP na escola. No que respeita às implicações para a prática docente e a formação de professores, esta investigação partilha os resultados de um programa de formação que aborda as necessidades de aprendizagem profissional dos professores, como abordagens pedagógicas colaborativas, metodologias ativas, resolução de problemas complexos, trabalho transdisciplinar, envolvimento efetivo dos alunos, envolvimento dos professores e outras partes interessadas na tomada de decisões escolares, promovendo o bem-estar e culturas colaborativas na escola.

Palavras-chave: resolução colaborativa de problemas, desenvolvimento profissional, resolução de problemas complexos; processos participativos, mudança na educação.