De 24 de janeiro a 28 de fevereiro de 2024, tem lugar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro a formação “Transição de estudantes com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais do Ensino Secundário para o Ensino Superior“.

Da responsabilidade científico-pedagógica de Paula Santos, investigadora do CIDTFF e professora do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA), tem ainda como formadoras as investigadoras do CIDTFF Marlene Miguéis (professora do DEP, UA), Adalayne Santos (doutoranda do DEP, UA) Marisa Machado, e Mariana Dantas (doutoranda do DEP, UA).

A formação proposta foca-se na transição escolar de estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) do Ensino Secundário para o Ensino Superior. Foi pensada como um espaço para docentes refletirem sobre o seu contexto profissional e desenvolverem competências promotoras dessa transição, contribuindo para a compreensão de seu trabalho como instrumento de inclusão e mudança social.

A formação é parte do projeto de investigação de Adalayne Lisboa Santos do Programa Doutoral em Educação do Departamento de Educação e Psicologia, da Universidade de Aveiro, que se especializa na área de Diversidade e Educação Inclusiva sob a supervisão científica das Doutoras Paula Santos e Marlene Miguéis.

O objetivo deste projeto é implementar um programa de formação docente que optimize as competências e habilidades necessárias para proporcionar aos estudantes com DID um adequado processo de transição para o ensino superior.

Esta formação foi acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC), junto ao CONTINUA, com o Registo nº CCPFC/ACC-119373/23.