A investigadora Carolina Assis Dias Vianna realizará um Estágio de Pós-Doutoramento no Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro, pelo período de um ano, até dezembro de 2024, sob a supervisão da investigadora Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA).

Subordinado ao tema “A presença do debate sobre variação linguística na formação de professores de língua portuguesa do 2.º ciclo em Portugal”, o trabalho tem por finalidade analisar o debate sobre a variação linguística interna à língua portuguesa já existente na formação docente e em documentos diretamente ligados ao fazer dos professores de Português da escola básica (especialmente no 2.º ciclo).

Para além da análise, pretende-se aprofundar a discussão sobre o tema, a considerar que a variação linguística é cada vez mais presente nas aulas de língua materna das escolas portuguesas, não apenas dada a variação interna ao português europeu, mas também devido a sua coexistência com variedades brasileiras e africanas, uma vez que, segundo o Atlas dos Alunos com Origem Imigrante em Portugal publicado em 2023, brasileiros e angolanos representam 42,5% do total de imigrantes matriculados na escola básica do país. Assim, com o estudo, pretendemos colocar em pauta a importância da valorização e da legitimação das diferentes variedades da língua portuguesa coexistentes na sala de aula de Português da escola básica. 

No âmbito deste estágio, a investigadora irá analisar textos e documentos relativos ao tema que circulam em domínios diversos da formação e da prática docente, como por exemplo as Aprendizagens Essenciais, o Currículo dos Ensinos Básico e Secundário (CEBS), grades curriculares e ementas de disciplinas de cursos de formação de professores de Português, entre outros.

Carolina Assis Dias Vianna é autora de manuais didáticos de Português no Brasil, no contexto da Educação Básica, e coordena a área de Língua Portuguesa da Escola Comunitária de Campinas (ECC, em Campinas, Brasil), trabalhando com os professores da escola, desde a Educação Infantil (Jardim de Infância) até o Ensino Médio (Secundário).