Ana Botelho, Ascensão Ravara & Cecília Guerra (CIDTFF) | UA Editora

Apresentação:

Este livro pretende servir de guia à planificação de uma visita de estudo à Coleção Biológica do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro (CoBI-DBUA), com vista à promoção da literacia dos oceanos na infância. A visita tem como tema “Explorar o fascinante mundo do intertidal rochoso”, e contribui para a “Descoberta do meio natural” (domínio do currículo português do 1º CEB na área de Estudo do Meio), oferecendo assim uma abordagem complementar à educação escolar em ambiente não-formal.

No decorrer do livro é apresentado: (1) um enquadramento conceptual e (2) curricular da atividade, (3) uma descrição sumária da visita à CoBI, (4) uma secção com informação científica para preparação da visita em contexto de sala de aula, e (5) uma proposta de jogos de consolidação de conhecimentos adquiridos durante a visita. Na secção (4) é apresentada informação de suporte à visita, a qual pode ser trabalhada pelo professor e seus alunos antes da visita à CoBI. Esta preparação prévia tem como objetivo potenciar a aprendizagem, atribuindo assim uma maior eficácia à atividade durante a visita.

Referência:
Botelho, A., Ravara, As., & Guerra, C. (2024). Explorar o fascinante mundo do intertidal rochoso: guia de visita à CoBI-DBUA: manual do professor. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/fy9h-j114