Jorge Bonito (CIDTFF) | Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 5 e024002

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo discutir a importância dos modelos na educação científica, com ênfase no ensino das Geociências. A partir da literatura, selecionada por conveniência até final do século XX, explora-se a relevância dos modelos como ferramentas para a compreensão de conceitos complexos e sua aplicação. Destaca-se a necessidade de compreender as concepções alternativas dos alunos antes de introduzir um modelo, bem como a importância de delimitar claramente os limites entre o modelo, a fonte do modelo e a realidade representada pelo modelo. Além disso, são discutidos diferentes tipos de modelos, sua utilização adequada no contexto educacional e a importância de uma abordagem crítica em relação aos modelos. Enfatiza-se a relevância dos modelos como instrumentos para o desenvolvimento do conhecimento, das capacidades e das atitudes dos alunos, ressaltando a necessidade de utilizá-los de forma justificada e criteriosa.

Referência:
Bonito, J. (2024). Modelos na educação em ciência no século XX: contributos para a sua utilização no ensino das Geociências. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, 5 e024002. https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/revin/article/view/1532