Ana Isabel Andrade e Filomena Martins, investigadoras do CIDTFF e professoras do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, intervieram no evento “Evocar Rosinda de Oliveira“, que decorreu no Instituto de Educação e Cidadania (IEC), na Mamarrosa, no dia 17 de fevereiro de 2024.

No âmbito do evento, a investigadora proferiu, como convidada, a 8ª Conferência Professora Rosinda de Oliveira subordinada ao tema “Formar Professores Hoje: Desafios e Possibilidades” e que abordou várias questões em torno da formação de professores numa época de globalização e os desafios que enfrentam.

Resumo (disponibilizado pelo IEC):

Aborda-se, nesta intervenção, a importância da formação de professores numa época de globalização, refletindo-se sobre os desafios que estes profissionais enfrentam para poderem contribuir para a educação de cidadãos mais justos, críticos e responsáveis. A formação de professores tem sofrido, nas últimas décadas, profundas alterações, no sentido de permitir que os tempos e espaços educativos preparem para saber conviver com a mudança, a diversidade e a desigualdade. Neste sentido, a formação de professores não pode perder de vista a necessidade de preparar para a interação com o outro e para a compreensão do mundo e das possibilidades de o transformar, em processos que não podem deixar de ser de educação para a sustentabilidade.

A iniciativa incluiu ainda a entrega de prémios do 6º Concurso Literário e de Ilustração Professora Rosinda de Oliveira – apresentada por Filomena Martins (CIDTFF, DEP, UA), no papel de Presidente do Júri da vertente literária, e por Olga Santos, no papel de Presidente do Júri da vertente de ilustração – e a exposição “Rosinda de Oliveira: 6 Décadas de Atividade Literária”, que está patente no IEC até ao final de fevereiro.

O evento anual “Evocar Rosinda de Oliveira” é promovido pelo IEC em homenagem a Rosinda de Oliveira (1932-2015), professora, escritora, poetisa, humanista e dinamizadora de atividades culturais.