22 – 23 May, 2024 | Universiteit Ghent

O 2024 ECSPM Symposium, subordinado ao tema “Plurilanguaging in multilingual educational spaces” realiza-se dias 22 e 24 de maio de 2024, na Universidade de Ghent, e conta com o contributo da investigadora do CIDTFF Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo).

A investigadora participa como convidada no painel “Spaces of plurilingualism in institutionally monolingual educational institutions”, no primeiro dia do evento, onde dinamizará a comunicação “Plurilingual scholars in (predominantly) monolingual higher education institutions”.

Resumo:

In an effort to internationalise higher education institutions, the number of plurilingual expatriate academics who do not speak the country’s official language(s) as their first language is increasing. While studies on EMI have focused on how academics adopt English (voluntarily or not) as their language of instruction, the adoption of languages other than English tends to go unnoticed. In this presentation, crisscrossing ethnographic and autoethnographic data, I will analyse the linguistic practices of a plurilingual teacher in German higher education, examining how students perceive the non-native skills of the teacher in question. I will show that despite the multilingual ethos present in the classroom, students’ perceptions are filtered by the prevailing monolingual mindset.

O tema do simpósio deste ano centra-se na “plurilinguagem”, que é basicamente a concretização do plurilinguismo, como é definido e descrito no CEFRCV (Conselho da Europa, 2020). Tal como o conceito de “translinguagem”, refere-se aos utilizadores de línguas envolvidos num processo de produção de significado, utilizando todos os recursos linguísticos e semióticos de que dispõem no seu repertório, em vez de se preocuparem com a “língua” a utilizar em cada contexto social.

À semelhança de outros simpósios anuais do ECSPM, o evento deste ano reúne um grupo de académicos e educadores ilustres que irão partilhar, discutir e apresentar os seus pontos de vista e experiências, mas também levantar questões e apontar para as questões que precisam de ser investigadas.

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