Está patente até 6 de abril de 2024, no Centro Cultural de Espanha de Montevideu (CCE), a exposição “Creando nuestra ciudad”, organizada no âmbito de uma iniciativa anual do CCE – Campamento Urbano – criada e dinamizada por Ana Almenar, Raquel Carinhas (CIDTFF) e Jimena Doval.

Esta iniciativa educativa partiu de um convite do CCE a Raquel Carinhas, no seguimento de algumas atividades do projeto educativo implementadas durante o seu doutoramento com uma escola, museus, famílias e crianças e que consistia num projeto plurilingue em torno da Cidade Velha.

Tendo juntado alguns membros da rede educativa e o Centro de Fotografia de Montevideu, foram elaboradas um conjunto de experiências educativas postas em prática durante o “Acampamento Urbano” CCE 2024 na sua edição “Cartografiando mi ciudad” (Cartografando a minha cidade). O resultado é a exposição cartográfica que estará patente numa das salas expositivas do CCE até 6 de abril no âmbito da celebração dos 300 anos da cidade de Montevideu.

A experiência envolveu um grupo de 40 raparigas, rapazes e jovens, entre os 8 e os 15 anos, ao longo de 4 dias, abordando várias possibilidades de criação de uma cartografia sensível com a realização de uma série de experiências visuais, plásticas e sonoras, incluindo uma visita ao Centro de Fotografia de Montevideu e passeios pela Cidade Velha, que lhes permitiram desenvolver diferentes pontos de vista, experiências criativas e questionamentos sobre uma paisagem em constante mudança.

No último dia do “Acampamento Urbano”, os participantes interagiram e trabalharam de forma colaborativa, assumindo os papéis de criadores, curadores e editores da exposição.

“Creando nuestra ciudad “é uma cartografia artística, criativa e lúdica, criada a partir dos olhares da infância e da adolescência, que reúne narrativas sobre diferentes objectos, bem como as suas próprias identidades e histórias, as suas memórias e formas de vivenciar a cidade, a partir das paisagens sonoras e visuais da envolvente imediata da Cidade Velha.

As vozes das crianças e dos jovens assumem especial relevância, incentivando o desenvolvimento de um pensamento criativo, crítico e cívico sobre a sociedade contemporânea e a cidade em que vivemos, numa perspetiva plural e inclusiva.

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