26 janeiro, 2023 | 14h30 | Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro
Realizam-se no dia 26 de janeiro de 2023, pelas 14h30, no Anfiteatro Carlos Borrego, Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, as provas do Programa Doutoral em Educação Raquel João de Almeida Santos Gonçalves Carinhas, com o título “Educação para o plurilinguismo: um projeto na interface escola, museus e famílias”.
Raquel Carinhas é orientada por Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, DEP, UA) & Danièle Moore (Simon Fraser University).
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Resumo:
Ancorado na didática das línguas e do plurilinguismo, este trabalho narra uma experiência de investigação que procura compreender as incidências de um projeto plurilingue concebido por uma rede educativa na interface da escola, dos museus e das famílias na exploração de projetos de investigação-intervenção participativos. O projeto decorreu no Uruguai, com uma escola primária do bairro da Ciudad Vieja, em Montevideu, e compreendeu um conjunto de experiências educativas destinadas a crianças dos 6 aos 12 anos de idade e respetivas famílias desenvolvidas durante um ano letivo.
Dentro de uma abordagem interparadigmática — interpretativa, experiencial e complexa — adotou-se um blended design, o estudo de caso etnográfico, com suporte de um amplo repertório de instrumentos multimodais, nomeadamente, recorrendo a metodologias de investigação visuais, como desenhos, colagens, fotografias, práticas teatrais, e a registos sonoros.
Com a finalidade de indagar possibilidades epistemológicas, metodológicas, éticas e das práticas didáticas de um projeto multissituado mobilizado por uma rede educativa para uma didática da pluralidade, três dimensões do caso são analisadas: as dinâmicas de redes educativas plurais na construção de projetos plurilingues desde uma ótica participativa, dialógica e emergente da investigação; as condições didáticas de cada um dos cenários pedagógicos do projeto plurilingue; e o modo como os atores da investigação, incluindo crianças e famílias, atravessam esses cenários, procurando compreender como interagem entre eles e que recursos são investidos na apreensão dessas experiências educativas.
Apoiando-se nos paradigmas de relacionalidade e de reciprocidade ancoradas na ética do encontro da interação colaborativa, a narrativa analisa a rede educativa como um terceiro espaço propiciador de pensamentos alternativos e criativos em torno de cenários pedagógicos plurilingues que impelem à reconfiguração de pressupostos teóricos, metodológicos e éticos da DLP.
É nesse terceiro espaço relacional que a rede pensa e constrói um projeto plurilingue ancorado na experimentação do bairro da Ciudad Vieja, como construto do lugar habitado e/ou imaginado, compreendendo um conjunto muito diversificado e articulado de abordagens, incluindo a multimodalidade, as pluriliteracias, as artes (plástica, fotografia, teatro), a performance, baseadas no papel potenciador das caminhadas etnográficas e da construção de conhecimento pelo movimento, pela plurissensorialidade, pela interação com objetos e pela partilha de histórias de vida.
Ao nível da apropriação dos cenários pedagógicos, observa-se um conjunto de incidências que potenciam a interrelação entre os atores da investigação, as experiências, quer individuais, quer coletivas, e os lugares de pertença. Durante as diferentes experiências educativas, crianças e famílias engajam-se na negociação e construção partilhada de conhecimentos em torno dos seus lugares de pertença, reais, palpáveis, mas também longínquos ou imaginados, investindo um conjunto plural de recursos em que línguas, trajetórias, identidades, experiências, sentidos e emoções contribuem para uma apreensão plural e corpórea do lugar que habitam e para uma narração de si no encontro com o outro.
O estudo demonstra a relevância de projetos colaborativos plurissituados na criação de novos espaços de aprendizagem, experienciais e transformadores, refletindo, igualmente, sobre os contributos de investigações participativas na reconfiguração plural, na pluralidade, de uma didática das línguas.
Palavras-chave: plurilinguismos; redes educativas escola-museus-famílias-investigadores; investigações participativas; metodologias visuais; Uruguai