No âmbito do Seminário de Projetos de Intervenção Educacional III (PIE III), os alunos do 3º ano da Licenciatura em Educação Básica da Universidade de Aveiro exploraram a app EduCITY no campus da UA, no dia 29 de Fevereiro de 2024.
Imersos na experiência da realidade aumentada, à medida que avançavam no percurso proposto pelo jogo, os estudantes acumulavam pontos com respostas corretas e ganhavam uma compreensão mais profunda dos conceitos abordados. Enquanto se envolviam na competição saudável para garantir a pontuação mais alta, os grupos também encontraram tempo para reflexão.
O entusiasmo era palpável à medida que os alunos se empenhavam em desvendar os desafios propostos pela app. A interseção entre tecnologia e educação proporcionou uma experiência dinâmica e envolvente, incentivando a participação ativa e a colaboração entre os participantes.
No fim da atividade, os resultados foram anunciados e os três melhores grupos receberam prémios, reconhecendo não só sua habilidade no jogo, mas também o seu compromisso com o processo de aprendizagem colaborativa.
Esta experiência demonstrou o potencial da tecnologia na educação, mas também a importância do trabalho em equipa e da reflexão como elementos fundamentais no processo de aprendizagem.