Professores de Aveiro, Porto e Guimarães participaram na Oficina de Formação “Práticas interdisciplinares de Educação para a Sustentabilidade através de jogos móveis digitais”, da responsabilidade das formadoras Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA), Lúcia Pombo (CIDTFF, DEP, UA), Rita Rodrigues (CIDTFF, DEP, UA) e Sofia Ribeiro.

A 1ª sessão decorreu durante a tarde do dia 28 de Fevereiro de 2024. Os formandos tiveram oportunidade de explorar a app, mergulhando de imediato na dinâmica da realidade aumentada. Divididos em grupos, os professores inscritos experienciaram a fusão entre tecnologia e pedagogia, desbravando os desafios propostos pelo jogo.

À medida que desvendavam os enigmas e respondiam às questões, os professores não apenas acumulavam pontos, mas também trocavam ideias e compartilhavam experiências, enriquecendo o processo de aprendizagem coletiva.

A grande finalidade desta Oficina de Formação consiste na motivação dos professores-formandos para mudanças efetivas nas práticas educativas, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. Para tal, visa:

  1. criar um ambiente de formação promotor da inovação das práticas, através do uso eficaz de estratégias que envolvam dispositivos móveis, jogos e recursos educativos digitais na promoção de aprendizagens de educação para a sustentabilidade;
  2. trabalhar temáticas curriculares nas quais os alunos apresentam frequentemente dificuldade de aprendizagem, de acordo com a perceção dos professores-formandos, que possam ser abordadas com sucesso através de mobile game-based learning;
  3. conceber, construir e operacionalizar, em contextos educativos reais, recursos educativos digitais de educação para a sustentabilidade, interdisciplinares, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY;
  4. avaliar e refinar os recursos educativos digitais desenvolvidos;
  5. disponibilizar para a comunidade, de forma aberta e gratuita, os recursos educativos digitais desenvolvidos.

Os formandos reunir-se-ão novamente nos dias 13 de Março, 10 e 24 de Abril e 8 de Maio para as restantes sessões presenciais da Oficina.