Depois do sucesso da 1.ª e 2.ª edição, arranca a nova edição da Oficina de Formação “Práticas interdisciplinares de Educação para a Sustentabilidade através de jogos móveis digitais”, da responsabilidade dos formadores Margarida M. Marques, Lúcia Pombo, João Ferreira-Santos e Rita Rodrigues, acreditada pelo CFAECAAV – Centro de Formação da Associação de Escolas Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha.

A Oficina de Formação, dirigida a professores dos Ensinos Básico e Secundário dos Grupos de Geografia, Física e Química e Biologia e Geologia, terá a duração de 26 horas, das quais 13 horas serão presenciais e as restantes de trabalho autónomo. É de destacar que a ação releva para efeitos de progressão em carreira e avaliação de desempenho e releva para a área científica e pedagógica.
Estão inscritos professores do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento, que estão envolvidos também no projeto Europeu OpenUS4ALL, monitores da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e colegas do Centro de Documentação de Ílhavo, com o intuito de aprender a criar novos jogos com a app EduCITY.
A 1ª sessão decorre durante a tarde do dia 24 de setembro. Os formandos têm oportunidade de explorar a app, mergulhando de imediato na dinâmica da realidade aumentada. Abordam-se conceitos como STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), UDL (Desenho Universal para a Aprendizagem) e Open School (Escola Aberta) através de PBL (Aprendizagem baseada em projetos), que se exploram no âmbito do projeto Europeu OpenUS4All.
Divididos em grupos, os professores inscritos têm a oportunidade de experienciar a fusão entre tecnologia e pedagogia, desbravando os desafios propostos pela equipa de formadores, graças à app EduCITY.
Os formandos reunir-se-ão presencialmente nos dias 3, 15 e 29 de outubro, e 19 de novembro. A primeira sessão presencial foi marcada por grande entusiasmo e participação ativa dos presentes.
– – – – –
Margarida M. Marques, Lúcia Pombo, João Ferreira-Santos e Rita Rodrigues são investigadores do CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e integram a equipa do projeto EduCITY.