Depois do sucesso da 1ª edição, arranca a nova edição da Oficina de Formação “Jogos digitais com realidade aumentada para promover aprendizagem interdisciplinar outdoor”, da responsabilidade dos formadores Margarida M. Marques, Lúcia Pombo, Rita Rodrigues e João Ferreira-Santos e acreditada pelo CFAECAAV – Centro de Formação da Associação de Escolas Concelhos de Aveiro e Albergaria-a-Velha.

A Oficina de Formação, dirigida a professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial terá a duração de 50 horas, das quais 25 serão presenciais e as restantes 25 de trabalho autónomo.

É de destacar que a ação releva para efeitos de progressão em carreira e avaliação de desempenho e releva para a área científica e pedagógica.

A 1ª sessão decorre durante a tarde do dia 2 de outubro de 2024. Os formandos terão oportunidade de explorar a app, mergulhando de imediato na dinâmica da realidade aumentada.

Divididos em grupos, os professores inscritos terão a oportunidade de experienciar a fusão entre tecnologia e pedagogia, desbravando os desafios propostos pela equipa de formadores, graças à app EduCITY. O objetivo é que esta sessão inicial provoque trocas de ideias e partilha de experiências entre os formandos, enriquecendo o processo de aprendizagem coletiva.

A grande finalidade desta Oficina de Formação consiste na motivação dos professores-formandos para mudanças efetivas nas práticas educativas, com vista à melhoria das aprendizagens dos alunos. Para tal, visa: 1. criar um ambiente de formação promotor da inovação das práticas, através do uso eficaz de estratégias que envolvam dispositivos móveis, jogos e recursos educativos digitais na promoção de aprendizagens de educação para a sustentabilidade; 2. trabalhar temáticas curriculares nas quais os alunos apresentam frequentemente dificuldade de aprendizagem, de acordo com a perceção dos professores-formandos, que possam ser abordadas com sucesso através de mobile game-based learning; 3. conceber, construir e operacionalizar, em contextos educativos reais, recursos educativos digitais de educação para a sustentabilidade, interdisciplinares, passíveis de serem integrados em apps como a do EduCITY; 4. avaliar e refinar os recursos educativos digitais desenvolvidos; 5. disponibilizar para a comunidade, de forma aberta e gratuita, os recursos educativos digitais desenvolvidos.

Os formandos reunir-se-ão presencialmente nos dias 2, 9 e 23 de outubro, 6 e 20 de novembro, 4 e 18 de dezembro. No dia 22 de janeiro de 2025, decorrerá a sessão final.

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Margarida M. Marques, Lúcia Pombo, Rita Rodrigues e João Ferreira-Santos são investigadores do CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro e integram a equipa do projeto EduCITY.