De 20 a 22 de março de 2024, as investigadoras Andrea Alves Ulhoa e Carolina Lourenço-Simões participaram no “Forum Junge Romanistik Hamburg 2024”, na Universität de Hamburg.

A primeira comunicação, denominada “Co-created learning projects on the Portuguese-Spanish border: what educational proposals and for what plurilingualism?” (Carolina Lourenço-Simões, Maria Helena Araújo e Sá & María Matesanz del Barrio), visava analisar perspetivas teóricas do conceito de plurilinguismo nos quatro projetos de aprendizagem co-criados e implementados pelos professores do “Projeto Escolas Bilingues e Interculturais de Fronteira”.

A segunda comunicação, intitulada “Theoretical and Methodological Approaches in Continuing Education for Teachers in Border Schools: A Literature Review” (Andrea Alves Ulhoa & Maria Helena Araújo e Sá), pretendia traçar o estado da arte, analisando abordagens teóricas e metodológicas no âmbito da formação contínua de professores em contextos educativos de fronteira.

Este fórum teve como objetivo apresentar a investigação da universidade, promover o intercâmbio profissional, organizar debates temáticos e criar novas redes entre jovens investigadores. Para além de serem apresentados resultados de projectos de investigação concluídos, foi aberto espaço para discussão de projectos a decorrer e de trabalhos metodológicos, promovendo a troca de conhecimento neste domínio.