A app EduCITY está agora disponível na Google Play e App Store, sendo a sessão de inauguração no dia 19 de abril de 2024, às 18h30min, no 2º andar do edifício ATLAS, na Praça da República (junto à estátua José Estevão).

O projeto EduCITY desenvolveu um sistema inteligente de aprendizagem na cidade que integra uma app e uma plataforma web de criação de jogos e conteúdos educativos com vista à promoção de competências de desenvolvimento sustentável. Os cidadãos podem agora explorar jogos educativos para aprender sobre sustentabilidade enquanto exploram a cidade.

A plataforma é uma ferramenta aberta que permite a criação de jogos móveis e de conteúdos em realidade aumentada por utilizadores sem competências de programação, podendo ser utilizada em qualquer cidade do mundo.

Este sistema foi desenvolvido com o intuito de tornar o processo de aprendizagem mais divertido e acessível, de forma a inspirar cidadãos de todas as idades a envolverem-se na problemática da sustentabilidade.

A inauguração contará com a presença de figuras ilustres, como o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, o Vice-Reitor da UA, Artur Silva, a coordenadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá, e os consultores do EduCITY, Martin Llamas Nistal, da Universidade de Vigo, e Olga Mayoral, da Universidade de Valência.

O evento terá início com um interlúdio musical de Davys Moreno ao violino. Durante a cerimónia, membros da equipa EduCITY compartilharão os seus contributos para o desenvolvimento do projeto, proporcionando uma visão global sobre o valor educativo da app e plataforma. O público terá a oportunidade de experimentar, em primeira mão, a aplicação e os seus conteúdos de realidade aumentada. No final, celebra-se a inauguração da app com um coffee break que inclui um original bolo do Flamingo EduCITY.

As coordenadoras do EduCITY, Lúcia Pombo e Margarida M. Marques (CIDTFF, DEP, UA), têm a honra de convidar a comunidade para este evento, recomendando a inscrição até 16 de abril, no seguinte formulário: https://forms.gle/5imt26ZkaWtNS2Fz6