2 – 7 setembro, 2024 | Campus da Penteada, Universidade da Madeira

De 2 a 7 de setembro de 2024, terá lugar na Universidade da Madeira, Campus da Penteada, o IX Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (IX SIMELP) & VI Congresso da Associação Internacional de Linguística do Português (VI AILP), que conta com contributos da investigadora do CIDTFF, Madalena Teixeira.

A investigadora participará como uma das coordenadoras de 2 simpósios, que damos a conhecer:

AT 22. O ensino e aprendizagem do português em Angola (Presencial)

O ensino do Português em Angola desempenha um papel central no sistema educacional do país, sendo a língua oficial e de instrução. A língua portuguesa é ensinada desde os estágios iniciais da educação, sendo um componente fundamental para a comunicação e aprendizagem. No entanto, o contexto angolano apresenta desafios únicos devido à diversidade linguística existente, com várias línguas nacionais coexistindo com o Português. Isso exige uma abordagem pedagógica sensível, considerando as diferentes origens linguísticas dos alunos. O ensino do Português em Angola também está conectado à preservação da identidade cultural e nacional. A promoção da literatura angolana e o reconhecimento do Português como língua pluricêntrica são aspectos essenciais do currículo. Além disso, a formação de professores e o desenvolvimento de recursos didáticos adaptados à realidade angolana são áreas de foco para fortalecer a qualidade do ensino. Assim, neste simpósio, pretende-se abordar temáticas relacionadas com: i) diversidade linguística e ensino (exploração das estratégias pedagógicas eficazes para lidar com a diversidade linguística, integrando as línguas nacionais no ensino do Português); ii) formação de Professores (discussão sobre programas de formação de professores, abordando métodos para preparar educadores para o contexto angolano e promover práticas inovadoras no ensino do Português) e iii) pluricentrismo da Língua Portuguesa (reflexão sobre o ensino do Português como língua pluricêntrica, reconhecendo e integrando diferentes variantes da língua no contexto educacional).

AT 51. A importância do trabalho com a gramática no ensino e aprendizagem do português (online)

O objetivo deste simpósio é debater estudos, investigações y procedimentos didáticos relacionados com o ensino e a aprendizagem do português, com especial atenção ao léxico. Pretende-se, para tanto, reunir professores e investigadores interessados na temática refletida no título. A relevância do tema baseia-se no facto dos contextos comunicativos estarem construídos com regras e palavras (no seu sentido lato) que se movimentam como um todo e de modo diverso, permitindo aumentar o nosso conhecimento do mundo. Efetivamente, parece-nos lícito afirmar que uma adequada mobilização gramatical, por indivíduos, contribui para a qualidade de vida de um cidadão que se quer crítico e participativo perante a realidade que o rodeia e perante o mundo. Segundo Albert Einstein “Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Portanto, o universo de cada um está limitado ao tamanho do seu conhecimento. É, assim, relevante o ensino e aprendizagem da gramática, em particular do léxico, para que os alunos não fiquem reféns do seu (des)conhecimento, desenvolvendo as suas perspectivas sobre o mundo.

O evento tem submissões abertas até 29 de junho de 2024.

Todas as informações encontram-se disponíveis em https://www.even3.pt/e/SIMELP2024