Entre 21 e 28 de março de 2024, o investigador pós-doutoral do CIDTFF, Marcelo Kremer, visitou o Language Centre da University of Eastern Finland (UEF).

O investigador foi recebido por Satu Tuomainen, docente e Language Centre English team leader, e Lauri Tolkki, diretor do mesmo centro.

A visita teve dois propósitos. O primeiro foi participar na formação para docentes da instituição, intitulada Support for teaching through English, facilitada pela professora Satu Tuomainen. Além de participar na formação, Marcelo Kremer contribuiu com a apresentação Enhancing EMI lecture comprehension.

O segundo propósito incluiu a realização de encontros com envolvidos no uso do inglês no ensino superior. Reunimos com professores das áreas de Ciências Biológicas e Florestais e Física que ensinam em inglês no campus de Kuopio, onde se encontra o Language Centre. Além disso, o investigador visitou o campus de Joensuu, acompanhado por Satu Tuomainen e Lauri Tolkki, com o objetivo de se reunir com alunos que estudam em inglês e professores envolvidos no ensino do idioma na universidade.

A escolha pela UEF fundamentou-se no facto de que esta universidade faz amplo uso do inglês como meio de instrução, tendo desenvolvido mecanismos práticos para assegurar a qualidade de ensino nesta modalidade. Outro ponto relevante é que a formação foi ministrada pela Professora Satu Tuomainen, que possui significativa experiência em didática do ensino superior e inglês académico, sendo também a líder da equipa de inglês do Language Centre. A sua notável trajetória inclui os prémios de Professora do Ano (2016), Excelência em Ensino (2017) e Menção Honrosa para a igualdade e oportunidades no ensino (2020).