O XPERiMENTA 2024 irá decorrer, em formato presencial, nos campi da Universidade de Aveiro (UA), nos dias 30 de abril e 2 e 3 de maio de 2024, oferecendo workshops, visitas, shows de ciência e várias experiências dirigidas a alunos do ensino básico e secundário.

O Departamento de Educação e Psicologia (DEP), por intermédio dos seus professores e investigadores, entre eles investigadores CIDTFF, oferece um total de 11 atividades que damos a conhecer:

Criando redes de sentidos | Responsáveis: Andrea Ulhoa (CIDTFF) e Carolina Simões (CIDTFF)
30 abril 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
A criatividade, dimensão humana fortemente requerida na contemporaneidade, é produzida em rede, na interação com o Outro, podendo manifestar-se de múltiplas maneiras. Nesta atividade, é proposto que, através da criação colaborativa, e valorizando as singularidades e pluralidades de cada um e de todos, co-construir, literal e metaforicamente, redes de sentidos.
Os participantes enfrentarão um conjunto de desafios que os irão colocar à prova, dispondo apenas de alguns códigos criptografados e de um envelope com recursos escassos para os superar. A comunicação e a capacidade de negociação serão fundamentais para o sucesso da equipa.
Flying Higher – Voando mais alto através da arte na paisagem linguística da Universidade de Aveiro | Responsável: Luís Dantas (CIDTFF)
30 abril 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
Nesta atividade, os participantes são convidados a explorar a paisagem linguística do campus da Universidade de Aveiro e com ela interagir, ressignificando-a.
A partir da visualização do mural “Voando mais alto”, de Zé Penicheiro, como um texto multimodal, irão explorar a imagem e os seus símbolos e relacioná-los com o papel que a Universidade de Aveiro desempenha na cidade e na comunidade.
Os participantes serão encorajados a relacionar-se com o tema e a estabelecer ligações pessoais a partir dos elementos do mural, abordados sob a perspectiva da “thinking routine” SEE THINK ME WE, sugerida pelo Project Zero da Universidade de Harvard e a partir da mediação de um ou mais facilitadores.
Predente-se que refletiam sobre possíveis ligações para além de si, e abordem temas mais vastos como a cidadania e as forças que moldam a vida cívica e a sua relação com a cidade.
São falsos amigos! Embora às vezes mais pareçam gémeos falsos… | Responsável: Ricardo Torres (CIDTFF)
30 abril 2024 | Público-alvo: Público-alvo: 1.º & 2.º CEB
Neste atelier irão ser explorados os “falsos amigos” entre diferentes línguas (Português, Francês, Espanhol, Italiano e Inglês), numa atividade onde se aprenderá enquanto se brinca com as palavras.
A partir da análise de diferentes frases, pequenos diálogos e expressões idiomáticas, num exercício de sensibilização para a diversidade linguística e cultural, os participantes poderão expandir o seu repertório liguístico-comunicatvio ao mesmo tempo que desenvolvem as competências plurilingue e intercultural. 
Uma viagem pelo mundo da Psicologia | Responsável: Sandra Carvalho
30 abril 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
Nesta atividade interativa irá apresentar-se o curso de Psicologia da Universidade de Aveiro, com a participação ativa do Núcleo de Estudantes de Psicologia da UA (NEP-AAUAv).
Os participantes receberão informações sobre o curso, docentes, unidades curriculares, laboratórios, e programas de apoio aos alunos; e poderão tirar dúvidas com a diretora de curso e com o NEP-AAUAv, que falarão na primeira pessoa de como é fazer Psicologia na UA.
“Paragens” da Ria de Aveiro | Responsável: Valentina Piacentini (CIDTFF)
30 abril 2024 | Público-alvo: 1.º & 2.º CEB
2 maio 2024 | Público-alvo: 3.º CEB
Atividades pensadas para as crianças aprenderem mais sobre o território e a paisagem onde vivemos, a Ria de Aveiro. A proposta é baseada no projeto transversal do CIDTFF, o Smart Knowledge Garden (SKG).
Os participantes terão a oportunidade de experimentar as interações (ou sua prototipagem) relativas à “Cidade”, às “Salinas”, aos “Sabores” e ao “Moliceiro”, num espaço de aprendizagem não formal: o Jardim da Ciência, dentro do Departamento de Educação e Psicologia.
A vida secreta da tua memória | Josefa Pandeirada
2 maio 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
Todos já se devem ter apercebido que a memória não armazena a informação de uma forma aleatória. E, embora na maior parte das vezes seja bastante eficiente, as evidências científicas também suportam o velho ditado popular: “a nossa memória é traiçoeira”. Mas porque será? Como pode uma função crucial ao nosso dia-a-dia, deixar-nos ficar mal tantas vezes?
Através da realização de algumas experiências, os participantes são convidados a descobrir porque motivo a memória funciona da forma como funciona, explorando algumas vantagens, mas também algumas interferências ao seu funcionamento ideal.
App EduCITY com realidade aumentada no Campus da UA | Responsáveis: Lúcia Pombo (CIDTFF) & Margarida M. Marques (CIDTFF)
2 maio 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
Nesta atividade, os participantes irão usar a app EduCITY (disponível em https://educity.web.ua.pt/app.php), com o objetivo de ficarem mais sensibilizados para a conservação da natureza, e de aprenderem de forma divertida, fazendo associações do campus universitário com conteúdos curriculares. No final haverá entrega de prémios.
O jogo “EduCITY no Campus da UA”, com questões interdisciplinares de escolha múltipla com Realidade Aumentada e recursos multimédia, foi desenvolvido para ser jogado em grupos com smartphones.
CodingPhys! | Responsável: José Luís Araújo (CIDTFF)
2 maio 2024 | Público-alvo: 3.º CEB
Vivemos numa sociedade em que a tecnologia está presente em praticamente tudo o que nos rodeia. Neste panorama, o pensamento computacional e o domínio de linguagens de programação acabam por ser competências essenciais para enfrentares os desafios do mundo atual.
No //CodingPhys! os participantes são convidados a programar um microcontrolador Arduino para responderem a alguns dos desafios de Física que lhes irão ser colocados.
Para além de perceberem melhor o funcionamento do Arduino e de aprenderem a base da sua programação, nesta atividade serão explorados também conceitos básicos de eletricidade e de circuitos elétricos e eletrónicos, conhecimentos necessários para darem resposta aos problemas que serão colocados.
EduCITY: investiga microplásticos no sal | Responsáveis: Margarida M. Marques (CIDTFF), Betina Lopes (CIDTFF) & José Luís Araújo (CIDTFF)
2 maio 2024 | Público-alvo: 3.º CEB
Pretende-se que os participantes fiquem mais sensibilizados para a problemática dos microplásticos e que aprendam de forma divertida através de um jogo com questões interdisciplinares de escolha múltipla e acesso a Realidade Aumentada.
Nesta atividade, os participantes irão usar a app EduCITY (disponível em https://educity.web.ua.pt/app.php) em grupos de 3 ou 4 alunos. Cada grupo deverá ter um smartphone com a app EduCITY e com o jogo “Microplásticos no sal?” instalados. No final haverá entrega de prémios para os grupos com melhor desempenho.
Sabias que o teu cotovelo pode ajudar a tua memória? | Responsável: Josefa Pandeirada
2 maio 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
Nesta atividade prática os participantes serão desafiados a olhar para o seu corpo de uma forma diferente e divertida. Mais importante, irão aprender a utilizá-lo em benefício da tua memória. E é mesmo verdade! Vais ver como o teu cotovelo, o teu joelho ou qualquer outra parte do teu corpo te pode ajudar a memorizar informação. 
Ser ou não ser professor? Eis a questão! | Responsável: Rui Vieira (CIDTFF), Cristina Sá (CIDTFF), Ana Valente Rodrigues (CIDTFF) & Manuela Gonçalves (CIDTFF)
2 maio 2024 | Público-alvo: Ensino Secundário
Os participantes são convidados a conhecer a licenciatura e os mestrados em Educação, que o DEP tem para oferecerer, com apresentação dos cursos e saídas profissionais, e com os testemunhos dos estudantes.

As incrições, algumas limitadas às vagas disponíveis, estão abertas até 16 de abril.

ver mais