O EduCITY voltou a marcar presença no XPERiMENTA, onde dinamizou 2 atividades com a app no passado dia 2 de maio, com cerca de 60 alunos.

Alunos participam na atividade do projeto EduCITY no XPERiMENTA 2024

Na atividade da manhã, os alunos do 3º ciclo da Escola Básica João Afonso de Aveiro organizaram-se em grupos e fizeram o percurso do jogo “Visita às salinas”, que teve início no painel Voar Mais Alto no campus da Universidade de Aveiro e terminou na rua da Pega. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o funcionamento das salinas e do processo de produção de sal, graças ao contributo dos marnotos da Marinha Santiago da Fonte da Universidade de Aveiro.

Durante a tarde, foi a vez dos alunos do ensino secundário do Agrupamento de Escolas José Estêvão. O jogo “EduCITY no campus da UA” desafia os alunos a responderem a questões relacionadas com sustentabilidade ambiental, enquanto exploram o campus da UA, estabelecendo associações entre o património natural e construído da Universidade.

Todos os alunos tiveram oportunidade de explorar os recursos em Realidade Aumentada na app EduCITY, que os auxiliavam nas respostas.

Terminando o jogo, os alunos responderam voluntariamente a um questionário de avaliação da atividade. Estes questionários serão posteriormente analisados pela equipa EduCITY, com o intuito de melhorar a experiência da app e compreender o seu contributo para a aprendizagem. Foram ainda atribuídos prémios aos três grupos com melhor desempenho em cada atividade.

As atividades contaram com o contributo de José Luís Araújo (Investigador do CIDTFF e colaborador do EduCITY)(i) e dos membros do projeto Margarida M. Marques (CIDTFF), João Ferreira-Santos (CIDTFF), Rita Rodrigues (CIDTFF), Samantha Oliveira, Diogo Figueiredo e Carolina Baptista. Toda a equipa nuclear EduCITY esteve envolvida na preparação das duas atividades

O XPERiMENTA 2024 decorreu, em formato presencial, nos campi da Universidade de Aveiro (UA), nos dias 30 de abril e 2 e 3 de maio de 2024, oferecendo workshops, visitas, shows de ciência e várias experiências dirigidas a alunos do ensino básico e secundário. Como habitual, o CIDTFF e o DEP estiveram presentes com várias atividades (ver notícia).

(i) A equipa EduCITY agradece a presença do Investigador na atividade.