Maria Dulce Gomes, doutoranda em Educação na Universidade de Aveiro e investigadora CIDTFF, integra o grupo de trabalho do TUNING, constituído por 15 peritos e dois estudantes europeus, responsável pela atualização das competências Tuning da Terapia Ocupacional em três ciclos (licenciatura, mestrado e doutoramento), alinhado com os Quadros Europeus de Qualificações Aprendizagem ao longo da vida e do Espaço Europeu do Ensino Superior.

Pertencente ao grupo de trabalho desde junho de 2022, parte do seu trabalho culminou recentemente com a publicação dos quadros de referência (QRF – Qualifications Reference Frameworks), tendo ainda promovido e coordenado o grupo de trabalho para a versão portuguesa (aqui disponível).

O grupo de trabalho ainda continua em exercício para a divulgação dos QRF a nível europeu (em congressos e masterclasses) junto dos stakeholders e para desenvolver os referenciais de avaliação. Convidamos a saber na página do projeto TUNING-CALOHEX sobre “Occupational Therapy”: https://www.tuning-calohex.eu/occupational-therapy.

O seu envolvimento no desenvolvimento neste projeto relaciona-se com a investigação a ser desenvolvida por Maria Dulce Gomes ao nível do seu projeto de doutoramento intitulado “Avaliação de competências de estudantes de licenciatura em terapia ocupacional em contexto de prática clínica: uma proposta transformadora”. Neste contexto, a investigadora irá focar-se na avaliação dessas competências em contexto de prática dos estudantes.