No passado dia 25 de março de 2024, dois investigadores do EPIBOOST, a convite do grupo de estágio de Biologia da Escola Secundária de Gondomar, deram a conhecer o projeto a alunos da escola.

Guilherme Jeremias e Joana Pereira (CESAM, Universidade de Aveiro), por intermédio de Alexandre Gandra e Vanessa Neves (professores estagiários da escola secundária), do seu supervisor local Nuno Correia, e da sua supervisora externa Cecília Guerra (CIDTFF, Universidade do Porto) visitaram a escola e deram uma palestra dirigida aos estudantes e professores da escola interessados em saber mais sobre um novo tópico em Biologia.

A epigenética, tema central do projeto EPIBOOST, é um campo da ciência que é largamente desconhecido por não-especialistas, e o ensino de biologia nas escolas ainda está ligado a visões clássicas sobre o papel determinista da genética no desenvolvimento, adaptação local e evolução.

Desta forma, uma das missões do EPIBOOST é consciencializar as pessoas para a relevância da epigenética na definição dos fenótipos e na forma como a vida responde aos desafios ambientais.

Integrada na semana anterior às férias da Páscoa, a palestra contou com uma breve explicação sobre o que era a epigenética, uma apresentação do projeto, e foi mostrado, pela primeira vez, o primeiro vídeo educativo do EPIBOOST, da autoria de Cecília Guerra e Maria José Loureiro (CIDTFF) e David Oliveira (DigiMedia), e com a revisão científica de Joana Pereira e Guilherme Jeremias.

No final da palestra, os participantes visitaram o site do projeto onde obtiveram excelentes resultados no questionário EPIBOOST.

ver mais