Na continuidade do papel como perito externo no Programa de Avaliação Externa das Escolas da Inspeção-Geral da Educação (IGEC), no âmbito de um protocolo entre esta instituição e a Universidade de Aveiro, investigador Alexandre Ventura (CIDTFF, DEP, UA), participa na avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro.

O programa Avaliação da IGEC pretende assumir-se como um contributo relevante para o desenvolvimento das escolas, enquadrando-se no âmbito da avaliação organizacional. Neste contexto, desenvolve-se o programa de Avaliação Externa das Escolas.

Como perito, o investigador já esteve envolvido, desde feveiro de 2024, na avaliação de um agrupamento de escolas no distrito de Leiria, e no Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro no distrito de Coimbra.

O terceiro ciclo de avaliação, iniciado em 2019, abrange estabelecimentos públicos de educação e ensino, incluindo os do ensino artístico especializado; escolas profissionais, públicas ou privadas; estabelecimentos de ensino particular e cooperativo com contrato de associação ou de patrocínio e aqueles cuja receita seja maioritariamente proveniente de fonte pública; e estabelecimentos de ensino particular e cooperativo não incluídos entre os anteriores, dependendo dos recursos disponíveis.

No âmbito do terceiro ciclo de avaliação externa das escolas, os relatórios são divulgados nos distritos correspondentes às escolas e agrupamentos de escolas no website da IGEC e no site http://infoescolas.mec.pt/.