A Direção-Geral da Educação (DGE) publicou o Relatório Final – Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais”, da autoria dos investigadores Margarida Lucas (CIDTFF) e Pedro Bem-Haja (Cintesis).

Este documento disponibiliza os resultados do estudo do efeito da formação dinamizada pelos Centros de Formação de Associações de Escolas, no âmbito da Capacitação Digital de Docentes (CDD) dos ensinos básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas, da rede pública de Portugal Continental.

O estudo incluiu a participação de 10 694 docentes e 521 formadores, e adotou uma abordagem longitudinal (com dois momentos de avaliação) e uma transversal. Os resultados permitem concluir que o efeito da capacitação digital é bastante positivo, traduzindo-se no aumento de níveis de proficiência dos participantes em todas as áreas de competência digital e, consequentemente, no nível da proficiência digital global.

O estudo surge no seguimento do diagnóstico do nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas Não Agrupadas da rede pública de Portugal Continental, solicitado pela DGE e realizado em 2021.

Referência:
Lucas, M., & Bem-Haja, P. (2024). Estudo de Avaliação do Efeito do “Projeto de Capacitação dos Docentes em Competências Digitais”. Ministério da Educação – Direção-Geral da Educação. https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/noticias/estudo_avaliacao_efeito_capacitacao_docente_competenicas_digitais_univaveiro_dge.pdf