15 – 18 Abril, 2024 | BSU, Batumi, Georgia

A Universidade de Aveiro (UA) participou, como parceira do projeto PROMENT – Promoting professional education and students engagement through comprehensive mentoring and tutoring system at HEIs (SEP-210834161) – de 15 a 18 de abril, na Spring School em formato híbrido, na Batumi Shota Rustaveli State University, e na Steering Committee Meeting, que se realizou na Georgian Technical University (Geórgia), no dia 19 de abril de 2024.

Coordenado pela Lviv Polytechnic National University (Ucrânia), o projeto PROMENT visa promover a empregabilidade dos estudantes, desenvolvendo as suas competências profissionais relevantes e o envolvimento cívico através do sistema abrangente de Tutoria e Mentoria (T&M) nas IES parceiras, em resposta às exigências do mercado de trabalho.

O sistema universitário de T&M funcionará com base num conjunto integrado de métodos, algoritmos e procedimentos enriquecidos com a plataforma de TI dedicada, estruturas organizacionais universitárias, profissionais formados, e estudantes seniores ativos. Tornar-se-á um elemento do processo educativo sustentável, que desenvolverá e melhorará as competências técnicas e interpessoais dos estudantes, bem como o envolvimento ativo na vida cívica.

As atividades do projeto centram-se no desenvolvimento de esquemas básicos de tutoria e mentoria, na instalação de centros de T&M, no desenvolvimento de materiais e ferramentas de ensino e aprendizagem, na formação de profissionais, estudantes e mentores, bem como na cooperação entre IES específicas através da internacionalização da experiência dos parceiros, e reforçar as suas relações com o ambiente socioeconómico.

O projeto envolve 16 parceiros estratégicos da Ucrânia, Áustria, Geórgia, Itália, Polónia e Portugal: Lviv Polytechnic National University (instituição coordenadora, Ucrânia), Association Lviv Cluster of Information Technologies and Business Services (Ucrânia), Chernihiv Polytechnic National University (Ucrânia), Department of Education and Science of Mykolaiv Regional State Administration (Ucrânia), Dnipro University of Technology (Ucrânia), Dnipropetrovsk Chamber of Commerce and Industry (Ucrânia), Hromadska Spilka Obyednannyapidpryyemstv It Haluzichernihivshhynychernihivskyj It Klaster (Ucrânia), Petro Mohyla Black Sea National University (Ucrânia), Technische Universitaet Wien (Áustria), Ajara Chamber of Commerce and Industry (Geórgia), Georgian Technical University (Geórgia), LLC Coaching Academy (Geórgia), Shota Rustaveli State University (Geórgia), Universita Degli Studi di Perugia (Itália), Politechnika Slaska (Polónia) e Universidade de Aveiro (Portugal).

Este projeto é financiado pelo programa ERASMUS+ e é coordenado, na UA, pelo professor Alberto J. Costa do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), contando com a participação de Sandra Filipe e Dora Simões, também do ISCA-UA, e das investigadoras do CIDTFF Margarida Pinheiro (ISCA-UA) e Marisa Maia (investigadora de pós-doutoramento).

Na Spring School, as universidades parceiras organizaram e dinamizaram palestras e formação prática para formar profissionais do Centro T&M para universidades ucranianas e georgianas, sendo os formadores dos parceiros.

Mais informações sobre o projeto PROMENT estão disponíveis em https://www.proment.pro