Já se encontra disponível, em acesso aberto no Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, o 12.º volume da coleção “Educação e Formação – Cadernos Didáticos”, intitulado “Formar para ensinar a língua materna no século XXI”.

Da autoria da investigadora Cristina Manuela Sá (CIDTFF, DEP, UA), a obra apresenta um programa de formação para o ensino do Português no 1º e no 2º Ciclos do Ensino Básico do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro, que abrange um grupo de unidades curriculares afins, fundamentando-as e apreciando-as criticamente.

Resumo:

Ensinar a língua materna na atualidade passa certamente por desenvolver nos alunos competências em comunicação oral e escrita, contemplando as vertentes da compreensão e da expressão, mas ultrapassa largamente essas finalidades.

Por um lado, o atual sistema educativo caracteriza-se pela flexibilidade curricular – balizada por documentos como o Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória (Martins et al., 2027) e as Aprendizagens essenciais (Direção-Geral da Educação, 2018). Por conseguinte, não faz sentido separar as áreas curriculares umas das outras, muito menos tratando-se do Português, que forçosamente está presente no processo de ensino e aprendizagem de todas as outras áreas curriculares, já que este envolve a participação em situações de comunicação oral e escrita. Daí falar-se de transversalidade da língua materna.

Por outro lado, a abordagem transversal do ensino e aprendizagem da língua materna pode ser um contributo fundamental para a promoção de uma educação para a cidadania global e a sustentabilidade, essencial para formar os cidadãos críticos e interventivos de que a conturbada sociedade do século XXI tanto precisa.

Nesta obra, discutimos uma forma de pôr em ação estes princípios na formação de futuros professores de Português, num contexto de Ensino Superior, para que estes, mais tarde, procedam de forma similar com os seus alunos noutros níveis de escolaridade, particularmente no Ensino Básico.

Referência:
Sá, C. M. (2024). Formar para ensinar a língua materna no século XXI. UA Editora. http://dx.doi.org/10.48528/en3k-qj58