António Pedro Costa, investigador do CIDTFF da Universidade de Aveiro (Portugal), participou numa reunião de trabalho em Riga, Letónia, com Juris Porozovs, Kaspars Kiris e Ilvis Abelkalns da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade da Letónia.

Este evento, que teve lugar a 5 de abril de 2024, foi uma parte crucial dos esforços em curso para estabelecer um Grupo de Trabalho de Investigação Internacional, centrado em projetos futuros sobre análise de dados através de Métodos Qualitativos e Mistos (MQM) com recurso a Inteligência Artificial (IA).

O objetivo é explorar o potencial da IA generativa em contextos educativos, identificando quais as competências transversais e específicas que os professores e estudantes do ensino superior devem desenvolver e como estas aplicações podem ajudar na análise de dados qualitativos.

Este grupo encontra-se também concentrado na publicação de investigação inovadora e de métodos educativos, com foco em IA, Large Language Models (LLM) e ferramentas de IA. Pretendem ainda inovar através de um novo modelo de planeamento de artigos e um programa de intercâmbio de autores, que irá melhorar os esforços de colaboração da equipa.