O investigador António Pedro Costa (CIDTFF, DEP, UA) foi convidado por Grzegorz Bryda e pelo CAQDAS TM Lab da Universidade Jagiellonian para participar numa reunião de trabalho em Cracóvia nos dias 1 e 2 de dezembro de 2023.
A reunião fez parte de uma série de atividades colaborativas e esforços de investigação, que têm o objetivo de estabelecer um Grupo de Trabalho de Investigação Internacional centrado em projetos futuros sobre Métodos Qualitativos e Mistos (MQM) alimentados por Inteligência Artificial (IA).
Através de várias iniciativas, nomeadamente o estabelecimento de redes de trabalho, formação e investigação, e disseminação do trabalho através de publicações científicas, este
Grupo de Trabalho pretende vir a contribuir para avanços no campo dos Métodos Qualitativos e Mistos alimentados por Inteligência Artificial e para a promoção de um ambiente de inovação e de partilha de conhecimentos.
Pretende colocar uma tónica em publicação de artigos centrados na investigação, na análise de dados e nas abordagens e competências educativas. Existe um grande interesse em tópicos “quentes” nos campos dos CAQDAS, LLM e ferramentas de IA, embora não estejam planeados artigos específicos neste momento. Um modelo para o planeamento de artigos e um programa de responsabilidade de intercâmbio de autores estão também em desenvolvimento.
Em todas as suas atividades, a cooperação com redes académicas e empresariais é vista como essencial. O programa de pós-graduação liderado por António Pedro Costa e uma base de dados de conhecimento desenvolvida pelo CAQDAS TM Lab são componentes-chave destes esforços de colaboração e de educação, a par com a realização de seminários e reuniões regulares.
Considerando a complexidade do do campo, são abrangidas várias áreas:
No âmbito dos MQM, os esforços concentram-se no reforço do trabalho em equipa através da colaboração digital utilizando várias ferramentas de colaboração, criando e utilizando espaços de colaboração digital, desenvolvendo plataformas digitais de colaboração, e gerindo projetos através de sistemas online.
A investigação em MQM centra-se no desenvolvimento de competências de investigação na era digital, na realização de investigação baseada em IA e na utilização de ferramentas de apoio à IA. Na Análise MQM, a ênfase é colocada nas técnicas de construção de dicionários, na integração da IA com grandes modelos linguísticos (Large Language Model – LLM) e chatbots, na exploração de corpus e linguística computacional, na adesão à ética da investigação em IA, na aplicação de técnicas de investigação computacional e na combinação da IA com software de análise de dados qualitativos assistida por computador (CAQDAS).
A área de Pensamento MQM dedica-se ao desenvolvimento de competências em pensamento computacional, à resolução de problemas através de abordagens orientadas pela IA, à promoção do pensamento crítico em contextos de IA, à aplicação de metodologias de pensamento de conceção, e à ênfase no pensamento qualitativo em tecnologia.
Além disso, a MQM em Educação centra-se no ensino e na aprendizagem no domínio digital, na formação em competências digitais e na literacia multimodal, na incorporação da IA nos currículos educativos, na utilização de ferramentas educativas multimodais, e na melhoria das experiências de aprendizagem com métodos de aprendizagem melhorados pela tecnologia.