Davys Moreno, investigador do CIDTFF, marcou presença no VIII Encontro Nacional EPTA (European Piano Teachers Association) Portugal que decorreu entre os dias 8 e 10 de dezembro de 2023 na Escola Artística do Conservatório de Música em Coimbra.
O investigador apresentou o poster intitulado “Na Aprendizagem da Música ninguém fica para trás: participação de uma criança com Paralisia Cerebral nas aulas de piano do Ensino Artístico Especializado em Portugal” em coautoria com Júlia Azevedo da Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Aveiro – EACMCGA.
Neste trabalho foi apresentado o caso de uma criança com limitações motoras e de comunicação decorrente de Paralisia Cerebral (PC) que, após ser aprovada no exame de admissão, passa a frequentar as aulas de piano oferecidas por uma Escola Artística (EA) de Portugal, e cujo trabalho de acesso, participação e frequência da EA foi realizado com o apoio do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA).
O Encontro Nacional EPTA Portugal reuniu investigadores, pianistas e professores de piano com o objetivo de refletir sobre os desafios enfrentados na sua profissão. O programa incluiu palestras por de pianistas, investigadores e pedagogos nacionais e internacionais convidados, incorporando questões e problemáticas centrais da pedagogia do piano.


A investigação de Davys é desenvolvida no âmbito do Laboratório de Conteúdos Digitais (LCD) do CIDTFF na Universidade de Aveiro, com o apoio dos seus orientadores – António Moreira, Oksana Tymoshchuk e Carlos Marques – financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT) no âmbito da bolsa de doutoramento com referência 2020.07331.BD.
Davys Moreno é Violinista, Formador em Educação Musical, Mestre em Educação (Chile) e Musicoterapeuta (Brasil). No decorrer do seu trabalho promoveu o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar o ensino da música e estagiou no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália). A sua área de investigação atual é a inclusão de crianças com deficiência motora decorrente de Paralisia Cerebral nos Programas de Educação Artística Musical.