Cecília Guerra (Investigadora do CIDTFF e Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto) e Fátima Pires (Professora de Físico-Química da Escola Secundária de Oliveira do Bairro, e Mestre em Educação e Formação pela Universidade de Aveiro) dinamizaram a Ação de Formação n.º 09-FNF-2024 intitulada “Práticas interdisciplinares em projetos CTEAM (Ciência-Tecnologia-Engenharia-Arte-Matemática)” entre 29 de janeiro e 3 de maio de 2024.
Ao longo de 9 sessões de formação, que tiveram lugar na Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo em Oliveira do Bairro, os formandos tiveram oportunidade de:
- conhecer o enquadramento teórico e metodológico de operacionalização da educação CTEAM, no quadro de flexibilização curricular;
- conhecer as metodologias e estratégias pedagógicas inovadoras no ensino e aprendizagem das Ciências e Matemática (Design Thinking);
- planear atividades em projetos CTEAM, conciliando as aprendizagens a desenvolver e as características dos alunos;
- aplicar o ciclo Planear-Agir-Refletir-Rever no desenvolvimento de projetos CTEAM interdisciplinares; de integrar a avaliação pedagógica no processo de ensino para as aprendizagens;
- partilhar práticas relevantes no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular.
A última sessão, a 3 maio, correspondeu a um momento de partilha pelos formandos de práticas pedagógico-didáticas em contexto escolar, seguindo uma abordagem CTEAM.
Esta oficina de formação do Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Ílhavo, Vagos e Oliveira do Bairro (CFAE_CIOB), com registo de Acreditação CCPFC/ACC – 121232/23, teve a duração de 50 horas (25 presenciais e 25 não presenciais) e destinou-se a docentes dos grupos de recrutamento 510 (Física e Química) e 520 (Biologia e Geologia), integrando-se na área de Formação B – Prática pedagógica e didática na docência.