Decorreu na Cidade de Ovar, na Escola Dr. José Macedo Fragateiro, no dia 4 de maio de 2024, a sétima edição do Encontro Nacional PIC.TIC (Programação, Inovação e Criatividade no 1.º ciclo do Ensino Básico).
Como habitual, este encontro contou com uma pré-conferência organizada em duas partes, a primeira sobre “Laboratórios de Educação Digital” e a segunda sobre “Os Desafios da IA na Educação”, dinamizadas, respetivamente, por Marisa Moniz e Manuel Santos, e por David Oliveira e Filipe T. Moreira.
A pré-conferência destinou-se aos professores em mobilidade nos Centros de Competência TIC (ccTIC) e a diretores e professores convidados da área geográfica onde decorreu a conferência. A pré-conferência contou com cerca de 40 participantes.
O encontro PIC.TIC’24 juntou cerca de 130 participantes, entre formandos e formadores, e foi, mais uma vez, um sucesso pelo formato eminentemente prático de que se reveste, pelo ambiente dinâmico em que decorre, pelas temáticas abordadas tanto na mesa redonda que abriu a conferência como nas oficinas de trabalho.
Na abertura do evento estiveram presentes o Diretor da Escola, a Diretora da ERTE/DGE Carla Lourenço, a investigadora do CIDTFF e coordenadora do ccTICua Isabel Cabrita, e um elemento da Câmara Municipal de Ovar.
A mesa redonda “Aprender e Inovar com Inteligência Artificial” contou com a moderação de Ana Oliveira (ESE de Leiria), e com os contributos de Ana Margarida Fonseca (AE Bordalo Pinheiro de Caldas da Rainha), Aida Graça (AE de Palmela), Filipe T. Moreira (Institutos Politécnicos da Guarda e Porto) e José António Moreira (Universidade Aberta).
As Oficinas de Formação, dinamizadas pelos professores em mobilidade nos ccTIC do país, Embaixadores Digitais e outros professores especialistas, tiveram como temáticas a programação e robótica associadas ao pensamento computacional, à gamificação, às narrativas digitais, e às aprendizagens de alunos com necessidades específicas; a utilização de ferramentas para aprendizagens diversificadas como é o caso do google earth; e as diversas abordagens da utilização (ou não) da IA em idades precoces. De realçar a presença da empresa BCN, que esteve no local com um stand com soluções para a educação e ofereceu um robô Weeebot sorteado entre os participantes.
O ccTICua agradece ao CFIEMO, centro de formação que certificou a pré-conferência e o encontro e que coorganizou, com mestria, estas jornadas de trabalho, juntamente com a direção da escola e com o apoio da Câmara Municipal. Agradece também aos seus ccTIC em todo o país, aos Embaixadores Digitais e aos demais formadores pelas partilhas de saberes que enriqueceram estes momentos de formação e contribuíram, indubitavelmente para a capacitação digital docente em áreas emergentes.





