Carmela Garcia Marigómez, da Universidade de Valladolid (Espanha), está a realizar um estágio no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro de abril a junho de 2024, sob a orientação do Investigador do CIDTFF Rui Marques Vieira.

O seu trabalho centra-se na investigação dos novos desafios da Educação Científica. Especificamente, pretende abordar as implicações das variáveis afetivas no ensino e aprendizagem e a necessidade de abordar a forma como a sociedade da informação tem afetado os conteúdos científicos e o seu papel na sociedade.

Durante a estadia na UA, a investigadora de pré-doutoramento fará uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento do Pensamento Crítico para conhecer a estrutura e as perspetivas relacionadas com este constructo, a fim de gerar um plano de formação para professores do ensino primário que facilite e melhore o ensino das ciências a partir de um ponto de vista crítico e transversal.

Carmela García Marigómez é bolseira de pré-doutoramento da FPU (Formación del Profesorado Universitario) no Departamento de Didática das Ciências Experimentais, Sociais e Matemáticas da Faculdade de Educação do Campus María Zambrano (Segovia) da Universidade de Valladolid, Espanha, onde desenvolve trabalho docente e de investigação.