[notícia atualizada a 26 de julho de 2024, para inclusão do livro de resumos e informação em falta]
O SciComPt 2024, subordinado ao tema “Linguagens e vozes para uma ciência acessível”, realizou-se entre os dias 8 e 10 de maio de 2024 em Braga, contando com vários contributos por investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer.
A comunicação “Qual o papel dos brinquedos na comunicação de ciências para as crianças?” foi apresentada por Lais Rodrigues (CIDTFF), em coautoria com Cecília Guerra (CIDTFF) e Teresa B. Neto (CIDTFF). Este trabalho apresentou seis brinquedos científicos comercializados em Portugal que utilizam a abordagem STEAM, como linguagem lúdica potencial para o desenvolvimento da literacia científica e para o envolvimento do público infantil, visando a comunicação e educação em ciências destinada ao 1º CEB. [página 96 do livro de resumos]
Mariana R. P. Alves (CIDTFF & Cartas com Ciência) dinamizou com Marlene José (Biblioteca Nacional de São Tomé e Príncipe & Escola Secundária da Trindade, São Tomé e Príncipe) e Rafael Galupa (Cartas com Ciência) a comunicação “Percepções de jovens de São Tomé e Príncipe que trocaram cartas com cientistas“, onde foi apresentado um estudo focado nas percepções sobre ciência de três grupos de estudantes de São Tomé e Príncipe, que participaram em programas de educação científica, trocando cartas com cientistas durante um ano letivo. [página 43 do livro de resumos]
Marina Mota (CIDTFF), em coautoria com Cristina Manuela Sá (CIDTFF), Cecília Guerra (CIDTFF) e Pedro Pombo (Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro), dinamizou a comunicação “A banda desenhada como recurso didático na comunicação e educação em ciência“, que teve o objetivo de apresentar as potencialidades da banda desenhada científica como recurso para alcançar os objetivos das áreas disciplinares da Comunicação de Ciência e da Educação em Ciência, especialmente aqueles relacionados ao desenvolvimento da literacia científica dos cidadãos. [página 130 do livro de resumos]
Zélia Ramos (FCUP), Paulo Simeão Carvalho (FCUP) e Cecília Guerra (CIDTFF) contribuiram com a comunicação “Virus vertex: a epidemia conectada! Proposta de jogo para divulgação de ciências“, na qual foi apresentado, à comunidade científica de comunicação de ciência, um jogo interativo do tipo hands-on, que assenta numa rede de propagação de doenças, juntando duas áreas distintas: a matemática e a biologia. [página 129 do livro de resumos]
A comunicação “Ciência numa escola aberta à comunidade: o que os pais aprendem com os filhos” foi apresentada por Xana Sá-Pinto (CIDTFF) em coautoria com Margarida Rodrigues (Ministério da Educação, Portugal), Sofia Costa (CIDTFF), Inês Cardoso (CIDTFF), Cecília Costa (CIDTFF), Mariana Pinto (CIDTFF), Patrícia Pessoa (CIDTFF), Ângelo Neto (Ministério da Educação, Portugal), Raquel Viterbo (Associação de Municípios Parque das Serras do Porto), Sara Leal (Associação de Municípios Parque das Serras do Porto) e Joaquim Bernardino Lopes (CIDTFF). Nesta apresentação é dado a conhecer um projeto para promover aprendizagens sobre a conservação do pirilampo-lusitânico nos alunos do primeiro ciclo de ensino básico e nos seus encarregados de educação, co-construído por investigadores em ciências da educação, professores, gestores de áreas naturais e uma associação local. [página 98 do livro de resumos]
A comunicação “Ferramentas para comunicar ciência: as várias vidas do video abstract” por Miguel Ferreira, António Granado, Betina Lopes (CIDTFF) e João Loureiro, apresentou um estudo que explorou o universo dos video abstracts em Ecologia e Ciências do Ambiente, e procurou perceber como estes podem ser utilizados em diferentes contextos e para diferentes públicos. [página 36 do livro de resumos]
Os resumos e algumas das apresentações de apoio às sessões, encontram-se disponíveis aqui: https://scicom.pt/congresso2024/sessions e o Livro de Abstracts já se encontra disponível na página do evento.