11 – 17 junho, 2024 | Universidade de Aveiro
A 10ª edição das Jornadas de Inovação Pedagógica, promovida pela Universidade de Aveiro, realiza-se de 11 a 17 junho de 2024, e conta com dois workshops dinamizados por investigadoras do CIDTFF.
Gabriela Reses, investigadora do CIDTFF, Departamento de Educação e Psicologia (DEP), Universidade de Aveiro (UA), promove no dia 11 de junho, entre as 14h00 e as 16h00, o workshop intitulado “Navegar nos mares das estratégias ativas de aprendizagem – que rotas possíveis?”.
Descrição (disponível aqui):
Neste workshop será discutida a relevância das estratégias e metodologias de aprendizagem ativa, partindo das práticas docentes dos participantes e do confronto com as evidências científicas acerca do impacte das mesmas no desenvolvimento dos estudantes.
Serão dinamizadas e vivenciadas atividades através das quais os formandos terão oportunidade de refletir sobre diferentes estratégias e metodologias de ensino e aprendizagem ativas, que resultarão na construção de um mapa de possibilidades metodológicas.
Este instrumento, construído colaborativamente pelos formandos, poderá informar e apoiar os docentes nas suas futuras escolhas pedagógicas.
O workshop “Scholarship of Teaching and Learning: como monitorizar o impacte das minhas práticas de inovação pedagógica?”, a decorrer em formato presencial das 14h30 às 16h30 de dia 17 de junho, será dinamizado por Margarida Fardilha (Departamento de Ciências Médicas (DCM), UA) e Vânia Carlos (CIDTFF, DEP, UA).
Descrição (disponível aqui):
Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) é frequentemente definido como um questionamento sistemático sobre o envolvimento e a aprendizagem dos estudantes, face a práticas de ensino no Ensino Superior, e cujas conclusões podem ser alvo de publicação. Visa-se tirar partido das competências de investigação dos docentes do ES, aplicando-as à investigação sobre as suas próprias práticas pedagógicas.
As evidências geradas neste processo permitem orientar a condução das práticas de ensino e aprendizagem ao longo do semestre e que suportar tomadas de decisão sobre reformulações necessárias a empreender nas unidades curriculares lecionadas.
Este workshop visa ser uma introdução ao SoTL. Num primeiro momento exploram-se alguns desenhos investigativos exemplificativos, e respetivas publicações associadas. Num segundo momento serão discutidas possibilidades de desenhos investigativos dos contextos dos participantes.
As inscrições nas Jornadas decorrem até ao dia 6 de junho de 2024, e podem ser formalizadas aqui.
Todas as informações sobre o evento estão disponíveis em https://www.ua.pt/pt/inovacaopedagogica/jornadas-de-inovacao-pedagogica-junho-2024