21 – 23 maio, 2024 | Campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Entre os dias 21 e 23 de maio de 2024, realizou-se em formato híbrido, no Fórum de Ciência e Cultura e na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e online, o II Colóquio sobre ensino de Literatura no ensino de Línguas Estrangeiras (II CIELELE), que contou com a presença, como convidada, da investigadora Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF, Departamento de Educação, Universidade de Aveiro).
O II CIELELE teve como objetivo discutir as diferentes inflexões glotopolíticas, estéticas, culturais e educacionais implicadas na relação entre literatura(s) e língua(s), assim como na vinculação histórica do ensino de literatura no ensino de línguas estrangeiras.
O programa incluiu quatro mesas plenárias – mesa 1, “Literatura e práticas translíngues”; mesa 2, “Literatura e intercompreensão”; mesa 3, “Formação de leitores literários”; e mesa 4, “Glotopolítica literária – duas conferências – “Viver e sobreviver juntos: perspectivas transareais e convivências (linguísticas) nas literaturas sem morada fixa” e “Lire-écrire en FLE/FLS: louvoyer entre les langues et concevoir des identités hybrides et solidaires à travers les Littératures des migrations et des exils” – vários simpósios temáticos, e três oficinas destinadas à formação de professores e de jovens investigadores nas áreas das poéticas translíngues e transculturais em diferentes contextos e campos literários latino-americanos.
A investigadora integrou o painel de convidados da mesa plenária 2, tendo dinamizado a comunicação intitulada “‘Vou filipar se tu desistires’: a intercompreensão na fruição das variadas variantes na literatura angolana”.