António Pedro Costa (CIDTFF) & Adriana Santos | QNOW
Excerto:
Usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA), em particular de IA Generativa (GenAI), como suporte à escrita de artigos científicos pode ser uma abordagem valiosa, especialmente na fase de revisão de literatura, processo que pode ser otimizado recorrendo à triangulação. Neste contexto, triangulação refere-se ao processo de usar várias ferramentas de GenAI para realizar a validação cruzada ou complementar os resultados obtidos, aumentando, assim, a confiabilidade e a qualidade do conteúdo gerado.
A discussão sobre como utilizar as ferramentas de GenAI e como elas deveriam ser exploradas na investigação tem-se intensificado nos últimos meses. Falamos em responsabilidade da IA e, a 13 de março de 2024, a União Europeia aprovou um regulamento (conhecido como Lei da IA) que estabelece as primeiras regras abrangentes para o desenvolvimento, uso e comercialização da Inteligência Artificial.
Pretendemos, aqui, partilhar como diversas aplicações GenAI podem ser aplicadas na escrita de publicações científicas. Independentemente do uso, a proposta não dispensa o conhecimento e a compreensão do investigador/utilizador sobre o conteúdo a ser pesquisado.
– – – – –
Referência:
Costa, A. P., & Santos, A. (2024, maio 20). Triangular ferramentas de IA Generativa na Escrita Académica. QNOW. https://ludomedia.org/triangular-ferramentas-iagen-na-escrita-academica/