Estão abertas as submissões à edição temática do Journal of Responsible Technology, dedicada ao tema “Digital Learning Environments and Authenticity in Language Education”, que tem como editoras convidadas as investigadoras Ana R. Luís (CELGA-ILTEC), Mónica Lourenço (CIDTFF) e Tanara Zingano Kuhn (CELGA-ILTEC).

Este Número Especial acolhe trabalhos de investigação originais, críticos, empíricos ou teóricos, estudos de caso ou revisões de literatura, trabalhos teóricos e contribuições práticas que abordem, mas não se limitem, aos seguintes tópicos principais:

1. A reconceptualização da autenticidade

• Avaliar criticamente o conceito de autenticidade no ensino das línguas e explorar a sua natureza evolutiva.
  • A utilização de materiais autênticos em contextos tradicionais e em ambientes digitais.
  • Comparar a autenticidade de materiais linguísticos gerados por IA com conteúdos criados por humanos.

2. A integração de experiências digitais autênticas no ensino das línguas

• Incorporar materiais e experiências digitais na conceção de currículos de línguas para atender a diversos alunos, incluindo os que têm necessidades especiais ou deficiências.
  • Explorar a utilização de plataformas e ferramentas interactivas em linha para melhorar as experiências linguísticas autênticas, mas também para garantir a acessibilidade e a inclusão de todos os alunos.
  • Investigar métodos de avaliação inovadores que se coadunem com uma aprendizagem digital autêntica das línguas.

3. IA e autenticidade no ensino das línguas

• Explorar o impacto da IA generativa nos ambientes de aprendizagem digital, na autenticidade das tarefas e dos materiais.
  • Avaliar a eficácia pedagógica dos materiais e tarefas gerados pela IA para atingir os objectivos de aprendizagem das línguas.
  • Investigar a forma como a IA pode personalizar os materiais de ensino das línguas para responder às necessidades individuais de aprendizagem.

Os interessados devem enviar às Editoras Convidadas, até 1 de setembro de 2024: a) um resumo de 2 páginas (excluindo referências) e b) biografias dos autores (150 palavras no máximo cada). Os artigos que passarem na pré-verificação serão double-blind peer-reviewed e devem seguir as directrizes de submissão da revista. Os artigos aceites serão publicados continuamente na revista, aquando da sua aceitação.

Calendário provisório:
  • Prazo para apresentação de resumos: 1 de setembro de 2024
  • Convite para apresentação de trabalho completo: 15 de setembro de 2024
  • Prazo para envio de artigos completos: 31 de dezembro de 2024

Toda a informação e condições de submissão encontra-se disponível aqui.