Maria Carolina Lúgaro (CIDTFF), Maria Helena Araújo e Sá (CIDTFF) & Ana Isabel Silva | In Bilinguismo e Leitura: contribuições da psicolinguística (pp. 321-354)

Excerto da introdução:

Este trabalho consiste em uma parte mais teórica e outra de análise e discussão dos dados. Na parte teórica, discorremos sobre o processo de leitura dos surdos, discutindo o que a literatura mais recente propõe e, em seguida, exploramos a construção de sentidos na leitura à luz das abordagens e práticas plurilíngues. Por último, descrevemos os eixos sociopragmático, linguístico-comunicativo e estratégico do referencial teórico que embasa o PIL. Na segunda parte, analisamos as estratégias utilizadas pelos estudantes surdos na construção de sentidos na leitura de textos plurilíngues, e suas reflexões sobre os processos envolvidos nessa dinâmica.

ver mais

– – – – –

Referência:
Lúgaro, M. C., Araújo e Sá, M. H., & Silva, A. I. (2024). in B. K. Limberger, P. F. P. Toassi & A. I. Klein (orgs.), Bilinguismo e Leitura: contribuições da psicolinguísticaI (pp. 321-354). Pontes Editores. https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/bilinguismo-e-leitura-contribuicoes-da-psicolinguistica-2/